Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Dicas para estimular as vendas de Natal

atualizado em: 15/12/15

Da Redação

COMPARTILHE

Gerar oportunidades para o retorno dos clientes após o período de festas é uma das recomendações

Da Redação

Dicas para você melhorar as suas vendas neste Natal (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – 2015 é um ano a superar. Mas o mês de dezembro pode inspirar uma retomada de vendas e dar novo fôlego para o próximo ano. Para potencializar o faturamento no período de Natal, o SEBRAE/RS preparou uma série de dicas e orientações de baixo ou nenhum custo que podem ser adotadas especialmente pelas micro e pequenas empresas.

O coordenador estadual de projetos de varejo do SEBRAE/RS, Fabiano Bassani Zortéa, conta que a entidade mobiliza mais de 3 mil lojistas em todo Estado em prol da melhoria de gestão e do desenvolvimento. “Elas participam de projetos com duração média de dois anos que envolvem cursos, consultorias e visitas a feiras”, relata. Entre as atividades promovidas está a realização de palestras sobre como aumentar as vendas em datas especiais e comemorativas.

“É um período de sazonalidade, em que o fluxo das lojas aumenta e os empresários devem estar preparados para receber esse público”, indica Zortéa. A sugestão é comparar com os anos anteriores para fazer uma estimativa de pessoal necessário para o atendimento. Se a loja for nova, vale consultar a vizinhança e até ficar de olho na concorrência. “Só não dá para perder venda porque a loja está muito cheia ou pela fila no caixa”, alerta.

Outra recomendação importante é se preparar para uma clientela diferente. Nesse período, as pessoas vão ao comércio para comprar presentes para parentes e amigos. Por exemplo, um adolescente pode buscar uma gravata para o seu pai em uma loja de roupa masculina e um homem pode comprar cosméticos para a namorada em um espaço especializado. “O comerciante precisa estar preparado para atender esse cliente que não é habitual em seu ponto de venda e quem sabe até fidelizá-lo”, recomenda o coordenador do SEBRAE/RS.

Apesar da crise, não é o momento de baixar preços e reduzir margens, mas buscar ações diferenciadas e até negociar com fornecedores, principalmente no caso de micro e pequenos negócios. Zórtea aconselha as empresas a buscarem até produtos consignados com a indústria, como forma de desenvolver parcerias para reduzir estoques. “E se a ideia é fazer promoções, que tal conceder descontos ou cupons para compras futuras e estimular as vendas em janeiro e fevereiro?”, propõe.

Djeine Modas, de Canoas, oferece vale-presente aos clientes (Foto: Divulgação)

A empresária Jane Paz, proprietária da Djeine Modas, de Canoas, especializada em confecções femininas, trabalha nesse sentido. Em vez de ofertas que reduzam o preço das mercadorias, ela organiza promoções em troca de brindes como bolsas, necessaires e niqueleiras. “Para o Natal, eu me preparei com uma nova logomarca, uma vitrine com a cara da campanha e o sorteio de um vale-presente no valor de R$ 250,00”, conta Jane. “A crise não me fez parar. Ao contrário. Os clientes adoram quando tem algo novo e essa é uma motivação”, reconhece a lojista.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Abril de 2024

Sebrae lança a plataforma Crédito Consciente

SAIBA MAIS

 

30 de Abril de 2024

Projeto de Frederico Westphalen conquista 3º lugar na Etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: