
Mais buscados: MeI credito sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Abrir uma empresa não é mais uma via sacra em que o empreendedor tem de peregrinar por várias autarquias municipais e esperar mais de um mês para conseguir o alvará. Pelo menos, essa realidade mudou em 41 municípios gaúchos que se integraram oficialmente à REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. A implementação é fruto de uma parceria entre SEBRAE/RS, Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) e prefeituras com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas.
A gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, conta que o processo inspira outras iniciativas no País. “Em um primeiro momento, fazemos uma reunião de apresentação da rede. Depois, é realizado um curso de imersão para todos os servidores envolvidos e preparada uma reavaliação dos processos para simplificar o fluxo existente. Após isso, elabora-se um plano de ação e um treinamento para o sistema entrar em operação”, detalha.
Com a REDESIM, ganham município e empresários. O tempo médio para abertura de empresas de baixo risco e concessão do alvará provisório passa a ser de apenas cinco dias úteis. Além disso, os empreendedores não precisam mais levar a documentação para vários locais. Todo processo é centralizado em um único espaço, normalmente na própria prefeitura municipal.
“Trabalhamos em 56 municípios durante o ano e a REDESIM já foi integrada em 41 cidades”, conta Janaína. Até o momento, foram mais de 3,5 mil consultas de viabilidade e 550 empresas foram formalizadas em todo Estado pelo novo sistema.
Confira abaixo a lista dos municípios integrados à REDESIM em 2015:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Agosto de 2026Sebrae RS promove Turis Talk para fortalecer Porto Alegre como destino turístico
SAIBA MAIS20 de Agosto de 2026
Sebrae RS leva 10 pequenos negócios gaúchos à Expoagas 2026 com estande coletivo Sabores Únicos do RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.