
Mais buscados: MEI crEdito SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação

Grupo conhecerá a realidade da olivicultura do país vizinho (Foto: Banco de Imagens)
Porto Alegre – Entre os dias 28 e 30 de abril, 14 lideranças representantes de entidades ligadas ao setor do agronegócio gaúcho estarão no Uruguai para conhecer a realidade da olivicultura do país vizinho, uma iniciativa do Programa Juntos para Competir, desenvolvido no Estado por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS. Neste primeiro momento, além de FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, participam técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS).
O gerente do Setorial de Agronegócios do SEBRAE RS, João Paulo Kessler, explica que a missão tem por objetivo buscar conhecimento técnico para implementação de projetos no Rio Grande do Sul junto a produtores rurais que já atuam ou pretendem investir no setor. “Escolhemos o Uruguai porque é um país que tem condições de solo, clima e relevo próximas às nossas, principalmente na metade Sul do Estado, e que serve como referência para a olivicultura gaúcha”, acrescenta.
Para o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, a ação é incremento para os futuros treinamentos que a instituição terá neste segmento. “Estamos formatando treinamentos para atender produtores e interessados em investir nesta nova produção no RS”.
Durante a missão, o grupo participa de reunião com a Associação Olivícola Uruguaia (ASOLUR) para conhecer experiências e boas práticas realizadas naquele país e que podem ser trazidas pelos gaúchos. Além disso, terão contato com técnicos uruguaios para buscar conhecimento nos processos produtivos e o que tem de inovação e tecnologia para o cultivo de oliveiras.
Ainda terão a oportunidade de visitar o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai – INIA Las Brujas, referência em pesquisa no setor olivícola, empreendimentos rurais que cultivam oliveiras e indústrias extratoras de azeite de oliva, conhecendo, assim, a realidade da cadeia olivícola uruguaia.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Março de 2026Conselho Municipal de Turismo lança calendário oficial de eventos de Santa Maria
SAIBA MAIS12 de Março de 2026
Santa Cruz do Sul recebe Startup Day 2026 com foco em saúde mental no empreendedorismo
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.