Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresário gaúcho organiza vida com ajuda do Empretec

atualizado em: 24/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

O dono da RC Box, Remi Chenquel, consegue agora folgas semanais para lazer com a família

Hédio Ferreira Júnior

Brasília – O empresário Remi Chenquel tinha um ritmo frenético de trabalho. Fabricante de boxes para banheiros, esquadrias de ferro e portões automatizados, trabalhava de domingo a domingo, muitas vezes até tarde da noite, e lamentava a falta de tempo para acompanhar o crescimento do filho.

Morador de Rolante (RS), ele então decidiu se inscrever em uma turma do Empretec – seminário que reforça as características empreendedoras nos participantes – que o Sebrae levava para a cidade, no começo dos anos 2000. Apreensivo em ter que se afastar nove dias da linha de produção, percebeu que precisava se organizar e ter mais tempo para investir no próprio negócio e, principalmente, em si mesmo e na família.

Chenquel agora comanda a RC Box e mais três funcionários com tranquilidade. A empresa completou 20 anos em 2012. Com os ensinamentos do curso, passou a planejar toda a linha de produção, incluindo pedidos e prazos de entrega, além de anotar suas obrigações em tabelas ou em um quadro na oficina. “Descobri que 60% do que se coloca no papel se realiza. Trago isso comigo e tem dado muito certo”, afirma Remi.

Tão certo que pouco tempo depois do seminário o empreendedor passou a destinar os sábados ao lazer e à família. Há cerca de quatro anos, encerra seu expediente da semana às quintas-feiras à noite. No verão, segue com a família para a praia às sextas-feiras.

Para ampliar a visão dos negócios, já realizou diversas visitas técnicas a grandes empresas sediadas na região Sul do país, como a Tramontina, em Farroupilha (RS), a Randon, fabricante de carrocerias de caminhão, em Caxias do Sul (RS), e a Todeschini, em Bento Gonçalves (RS), além da Hering, em Blumenau (SC), e da Tigre, em Joinvile (SC).

Há dois anos, ele iniciou um curso específico para serralheiro – desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Gerdau. “Meu lucro aumentou e até recebi mais trabalho. O Empretec é um benefício não só para os negócios, mas para a própria qualidade de vida do empreendedor”, comemora.

 

40 anos

A trajetória desse e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e fortalecem a economia do país”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do Sebrae na internet: www.onegocioeacreditar.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: