Mais buscados: MEi crEdito sei boas praticas consultoria
Da Redação
Primeiro município gaúcho a aderir ao programa Cidade Empreendedora, em outubro do ano passado, Canoas já iniciou as ações voltadas à transformação da sua realidade econômica pela implementação de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. A analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, afirma que estão previstas diversas iniciativas para o município. Entre elas, estão consultoria para adequação dos processos licitatórios visando uma melhoria na forma de confecção desses processos, pesquisa com empresários locais, referente a sua participação nas aquisições públicas, consultoria para elaboração do Plano Anual de Compras e acesso ao site MonitorGov. Este software servirá como base de dados para preços e fornecedores de referência, contendo todas as informações necessárias para vender para o governo.
Também está programado um curso de capacitação dos servidores para aquisição das MPEs e Agricultura Familiar e a elaboração de uma cartilha de orientação aos empresários sobre compras públicas, respeitando as particularidades de cada município. O consultor Lourenço Mayer informa que a ideia é fazer um mapeamento das compras municipais, identificando os fornecedores, o potencial e avaliando porque os pequenos negócios não estão participando. O objetivo é também mostrar ao empreendedor que a licitação pública é mais um nicho de negócios relevante. O secretário municipal de Licitações, Delmar Kunrath, diz que é importante aperfeiçoar os processos para possibilitar o aumento da participação de todos os interessados.
Educação Empreendedora
Um dos eixos do programa, a educação empreendedora também está no foco de Canoas. Destinado a professores da rede pública municipal, o curso Letramento Digital e Criativo já tem três módulos definidos para execução online: Introdução a Metodologias Ativas com início em 25 de agosto, Ferramentas do Google para Professores com início em 01 de setembro e Design de Atividade e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), começando em 08 de setembro.
“Mesmo neste momento de distanciamento social, não paramos a perspectiva de formação continuada e suporte pedagógico dos professores”, destaca a secretária adjunta de Educação de Canoas, Daniele Ilha. ”Vivemos uma situação inédita em que é preciso reaprender e dar suporte para os professores para ampliação das atividades remotas”, acrescenta.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
A iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados: Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.