Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI sei Crédito consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Agroindústria de Pequeno Porte

Competitividade

Empresas podem potencializar produtos por meio da embalagem

atualizado em: 12/11/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
A embalagem é fundamental para realizar a conexão com o consumidor, que a leva em consideração para realizar a compra do produto

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Sabemos que o dia a dia de uma agroindústria começa pela busca de uma matéria-prima de qualidade, passa por um rigoroso processo de produção (queijos, geleias, massas, embutidos, minimamente processados e outros produtos), até chegar à rotulagem e embalagem. Nesse contexto consideramos a embalagem fundamental para realizar a conexão com o consumidor, que a leva em consideração para realizar a compra do produto, além de ser uma forma de divulgação e de identidade da marca.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre), mais de 90% dos produtos não têm nenhuma campanha de marketing. Considerando que é por meio da embalagem que o consumidor toma contato com o produto e que 81% das decisões são tomadas no momento da compra, vê-se a importância de usá-la como forma de diferenciação. Ela própria faz a comunicação da marca com o consumidor, e existe aquela máxima de “quem nunca comprou um produto apenas pela embalagem?”

Embalagem essencial

A embalagem se torna a principal responsável pela vida útil do produto, ou seja, o tempo de produção até o consumo, assim mantendo o produto com qualidade em termos nutricionais, sensoriais e microbiológicos.

No seu desenvolvimento precisamos observar aspectos referentes à produção e à legislação, pois apresentam as características técnicas e regulatórias do produto. Se isso não seja observado, pode trazer prejuízos, ocasionando até o recolhimento do produto pela fiscalização vigente.

Outro ponto de atenção que se deve ter é o transporte do produto, como será acondicionado, tanto na embalagem como no deslocamento até o local de comercialização, feiras, casa do produtor ou até mesmo lojas especializadas.

Precisamos estar atentos ao mercado consumidor de alimentos que busca os seguintes aspectos:

Embalagem

Desenvolvimento de embalagens inteligentes e ativas que garantam a apresentação dos produtos e preservem sua integridade.

Segurança dos alimentos

A garantia de produção de alimentos seguros à saúde e à satisfação dos consumidores.

Rastreabilidade

Produtos que identifiquem a matéria-prima, processo de produção, ponto de venda e consumidor final.

Origem

Atender os consumidores interessados na origem dos alimentos (características regionais e suas tradições).

Praticidade

Famílias cada vez menores buscam porções adequadas ao seu tamanho e com praticidade.

Funcionalidade

Preocupados com a saúde e o bem-estar, os consumidores buscam cada vez mais alimentos funcionais e atributos claros de saudabilidade.

Canais de comunicação

Na busca pelo consumo prático, consumidores demandam o fortalecimento de canais de compra via internet, além dos demais canais tradicionais.

Assim, o Programa Juntos para Competir (Farsul / Senar / Sebrae RS) tem por objetivo e desafio profissionalizar as agroindústrias por meio do aperfeiçoamento dos processos gerenciais e da inovação tecnológica, primando pela melhoria constante da qualidade e pelo padrão dos produtos, e assim desenvolvendo novos canais de comercialização.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

03 de Julho de 2020

Doces de Pelotas são vendidos online nas comemorações de aniversário do município

SAIBA MAIS

 

03 de Julho de 2020

Empresa de São Leopoldo aposta em novas maneiras de venda para driblar crise

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: