Mais buscados: MeI credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
As características únicas de clima-solo-videira da região aliada à vocação empreendedora local renderam a Altos de Pinto Bandeira a primeira Denominação de Origem (D.O.) exclusiva de espumantes do Novo Mundo. O feito foi formalizado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) durante o V Encontro Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. O evento realizado pelo SEBRAE na última quinta-feira (08/12), no Memorial de Curitiba (PR), reuniu produtores, empreendedores e autoridades.
Com a concessão, Altos de Pinto Bandeira é a 13ª IG reconhecida no Rio Grande do Sul que se localiza nas áreas de maior altitude do município de Pinto Bandeira. A conquista se deu dias antes do Brasil conquistar o seu 100º registro de Indicação Geográfica (IG), exatamente 20 anos após o primeiro registro de indicação de procedência para os vinhos do Vale dos Vinhedos (RS), reconhecido em 2002.
Foram 10 anos de um minucioso trabalho de comprovações e adequações a rigorosas regras de controle, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento, junto às vinícolas Aurora, Don Giovanni, Família Geisse e Valmarino no seu cultivo às uvas do tipo Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico.
As vinícolas, a partir de agora, têm a possibilidade de exibir nos rótulos de seus espumantes únicos a distinção que eleva e consolida a posição da região e do Brasil no universo da bebida e garante não somente a procedência e qualidade das uvas, mas ainda a excelência de cada etapa dos processos antes do produto chegar à taça do consumidor.
O Sebrae RS realiza atendimentos junto às pequenas vinícolas locais além de ser um dos apoiadores da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). O trabalho contou ainda com o suporte técnico de instituições parceiras, como Embrapa Uva e Vinho, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do RS (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Pinto Bandeira, Sicredi e Sebrae
Características da região
A DO dos Altos de Pinto Bandeira abrange 65 km² de área contínua, sendo 76,6% localizada no município de Pinto Bandeira, 19% em Farroupilha e 4,4% em Bento Gonçalves. A altitude média da região é de 632 metros, com terrenos de relevo ondulado até montanhoso. As temperaturas são mais amenas, enquanto a exposição solar é favorecida pela localização na margem esquerda do Vale do Rio das Antas e pela boa circulação horizontal do ar no alto de um dos patamares do Planalto Basáltico da Serra Gaúcha. Este conjunto de características influencia na escolha de técnicas de cultivo e manejo dos vinhedos, interferindo diretamente na qualidade do vinho elaborado.
Marco legal
O marco legal das Indicações Geográficas no Brasil é a Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil. Atualmente, sua regulamentação segue a Portaria INPI/PR nº 04/2022, que estabelece as condições para o registro das Indicações Geográficas. As Indicações Geográficas são divididas em Indicação de Procedência (IP), em que a região é conhecida por seu produto ou serviço, e em Denominação de Origem (DO), em que o produto ou serviço possui características e qualidades decorrentes de fatores naturais e humanos. Das 100 Indicações Geográficas brasileiras, 76 são Indicações de Procedência e 24 são Denominações de Origem
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.