Mais buscados: Mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Camaquã – Os municípios que compõem a região Centro Sul do Rio Grande do Sul vão ganhar uma ferramenta analítica que pode ser um diferencial no planejamento para o futuro. Trata-se do Diagnóstico Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Centro Sul, elaborado por uma equipe de trabalho especializada do SEBRAE/RS. Para isso, haverá um evento especial, gratuito, o Seminário de Desenvolvimento Regional, uma realização conjunta da Associação dos Municípios da Costa Doce, Corede Centro-Sul, SEBRAE/RS, prefeitura de Camaquã, Sindicato Rural, Sindilojas e ACIC do Município. A agenda será no dia 5 de novembro, a partir das 13h30, no Sindicato Rural de Camaquã (Rua Doutor João Ferreira, 850). É preciso fazer inscrições por meio do telefone (51) 3671-3967.
A entrega do Diagnóstico DET aos representantes dos municípios, prefeitos ou secretários de desenvolvimento, será feita pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. Ele participará do painel sobre Desenvolvimento e Liderança, ao lado da prefeita de Cristal e presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, Fábia Richter, e do vice-presidente do Corede Centro Sul, Álvaro Werlang. Antes, às 12h, Fialho realiza palestra durante reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC). O tema é desenvolvimento e Empreendedorismo.
Segundo o gestor de projetos na gerência da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabrício Burkert, o viés econômico pelo qual foi elaborado o trabalho a ser apresentado justifica que o documento seja considerado como estratégico nas gestões municipais da abrangência do estudo. “Analiticamente, o Diagnóstico DET é uma fonte de informação muito valiosa. Identifica potencialidades e demonstra aos empreendedores locais, por exemplo, onde buscar oportunidades para investimentos”, resume Burkert.
O território chamado de Centro Sul é constituído pelos seguintes municípios: Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.
Pelo levantamento dos responsáveis pelo Diagnóstico, fica demonstrado no conteúdo que esta é uma região que apresenta um promissor ambiente empresarial. A partir disso, podem ser desenvolvidas ações de Desenvolvimento Econômico (DET), com as quais os pequenos negócios passarão a ter acesso facilitado e melhoria, como qualificação de gestão, acesso a mercado, orientações técnicas empresariais, capacitações, consultorias e assessorias. Pelo Censo do IBGE de 2014, esta região possui, aproximadamente, 161.423 habitantes, que representa 1,5% da população total do Rio Grande do Sul.
Entre os indicadores avaliados no trabalho (mostrados os dados por município e por região), estão, por exemplo, um conjunto de valores sobre o Valor Adicionado Fiscal e a Importância das Micro e Pequenas Empresas. Nesse segundo item, há o levantamento do número de empregos gerados total e a contribuição das MPEs, da representatividade da massa salarial das MPEs sobre a massa salarial total das empresas, a situação da implementação da Lei Geral e do potencial de uso do poder de compras pelas MPEs, o número de Microempreendedores Individuais e a quantidade de pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
Programação
Data: 5 de novembro de 2015
Local: Sindicato Rural de Camaquã – Rua Doutor João Ferreira, 850
Confirmações pelo telefone (51) 3671-3967, com Cristina.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.