Mais buscados: MEI Sei CREDITO Consultoria BOAS PRATICAS
Da Redação
O Escritório do Empreendedor de Canoas está se tornando um ponto de referência para os empresários locais e para quem pretende abrir um negócio sem precisar enfrentar os obstáculos da burocracia. O serviço, que agora atende virtualmente em torno de 300 pessoas/dia, tem sido avaliado satisfatoriamente. A grande maioria dos usuários está contente por ter suas demandas resolvidas e, de acordo com a Pesquisa de Satisfação, esse índice de resolução chegou a 95,4% entre os entrevistados. Outro ponto que chama a atenção dos clientes é o conhecimento técnico da equipe e o tempo de atendimento, tanto que 66,2% consideraram o conhecimento “bom” e 70,3% responderam que o tempo de atendimento também foi “bom”.
Para alcançar esse nível de resolutividade, a equipe de 14 servidores recebeu treinamento e capacitação para otimização dos diferentes processos. A diretora do Escritório, Tatiane Sott, informa que foram realizados módulos sobre as secretarias da Fazenda, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Meio Ambiente e Unidade de Fiscalização que também mantêm os serviços no local para agilizar o andamento das demandas dos empreendedores. E o resultado tem sido positivo, como comprova outro dado da pesquisa ao revelar que a maioria dos empresários, 60%, que procuram o local avaliam o Escritório de forma “simplificada”, referindo-se ao processo de formalização de empresas.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Simone Sabin, “o crescimento no índice de satisfação do cidadão/usuário de serviços públicos junto ao Escritório do Empreendedor e demais atividades da Secretaria, estão no reflexo das mudanças implantadas, e, adequações da Carta de Serviços para aproximar mais o governo municipal e o cidadão canoense em todas as fases dos serviços públicos ofertados, na sua formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, programas, projetos e/ou bens públicos, tornando a administração pública mais transparente e responsável.”
Para melhorar ainda mais a atuação do Escritório do Empreendedor, na atualização da carta de Serviços entre outras ações, já está em andamento a consultoria para implantação do alvará online e a simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixas de empresas. Um processo de elaboração participativo, com os princípios de cidadania, baseado em pesquisas públicas, especificando e avaliando a responsabilidade e os compromissos o mais realista do ponto de vista da administração pública.
Além disso, o conhecimento técnico é acompanhado de muita cordialidade por parte da equipe e essa postura foi elogiada com “ótimo” por 27,7% e “bom” por 66,2%. Os usuários também gostam do ambiente e a organização do espaço físico que foram apontados como “ótimo” por 20% e “bom” por 67,7%. A Pesquisa de Satisfação integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, implantado em Canoas pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura.
A pesquisa quantitativa com base em questionário estruturado foi aplicada através de entrevistas telefônicas e os resultados agora divulgados também revelaram algumas sugestões dos clientes como disponibilidade de mais cursos e mais agilidade no atendimento. Para melhorar ainda mais a atuação do Escritório, entre outras ações, já está em andamento a consultoria para implantação do alvará online e a simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixas de empresas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Agosto de 2022Cachaçaria orgânica da Serra Gaúcha completa 20 anos em franco crescimento
SAIBA MAIS12 de Agosto de 2022
Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS
Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.