Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI CRÉDITO consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Canoas: Pesquisa mostra satisfação com resolução de demandas no Escritório do Empreendedor

O tempo de atendimento e a capacitação da equipe também foram bem avaliados pelos usuários

atualizado em: 30/03/21

Da Redação

COMPARTILHE

O Escritório do Empreendedor de Canoas está se tornando um ponto de referência para os empresários locais e para quem pretende abrir um negócio sem precisar enfrentar os obstáculos da burocracia. O serviço, que agora atende virtualmente em torno de 300 pessoas/dia, tem sido avaliado satisfatoriamente. A grande maioria dos usuários está contente por ter suas demandas resolvidas e, de acordo com a Pesquisa de Satisfação, esse índice de resolução chegou a 95,4% entre os entrevistados. Outro ponto que chama a atenção dos clientes é o conhecimento técnico da equipe e o tempo de atendimento, tanto que 66,2% consideraram o conhecimento “bom” e 70,3% responderam que o tempo de atendimento também foi “bom”.

 

Para alcançar esse nível de resolutividade, a equipe de 14 servidores recebeu treinamento e capacitação para otimização dos diferentes processos. A diretora do Escritório, Tatiane Sott, informa que foram realizados módulos sobre as secretarias da Fazenda, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Meio Ambiente e Unidade de Fiscalização que também mantêm os serviços no local para agilizar o andamento das demandas dos empreendedores. E o resultado tem sido positivo, como comprova outro dado da pesquisa ao revelar que a maioria dos empresários, 60%, que procuram o local avaliam o Escritório de forma “simplificada”, referindo-se ao processo de formalização de empresas.

 

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Simone Sabin, “o crescimento no índice de satisfação do cidadão/usuário de serviços públicos junto ao Escritório do Empreendedor e demais atividades da Secretaria, estão no reflexo das mudanças implantadas, e, adequações da Carta de Serviços para aproximar mais o governo municipal e o cidadão canoense em todas as fases dos serviços públicos ofertados, na sua formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, programas, projetos e/ou bens públicos, tornando a administração pública mais transparente e responsável.”

Para melhorar ainda mais a atuação do Escritório do Empreendedor, na atualização da carta de Serviços entre outras ações, já está em andamento a consultoria para implantação do alvará online e a simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixas de empresas. Um processo de elaboração participativo, com os princípios de cidadania, baseado em pesquisas públicas, especificando e avaliando a responsabilidade e os compromissos o mais realista do ponto de vista da administração pública.

 

Além disso, o conhecimento técnico é acompanhado de muita cordialidade por parte da equipe e essa postura foi elogiada com “ótimo” por 27,7% e “bom” por 66,2%. Os usuários também gostam do ambiente e a organização do espaço físico que foram apontados como “ótimo” por 20% e “bom” por 67,7%. A Pesquisa de Satisfação integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, implantado em Canoas pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura.

 

A pesquisa quantitativa com base em questionário estruturado foi aplicada através de entrevistas telefônicas e os resultados agora divulgados também revelaram algumas sugestões dos clientes como disponibilidade de mais cursos e mais agilidade no atendimento. Para melhorar ainda mais a atuação do Escritório, entre outras ações, já está em andamento a consultoria para implantação do alvará online e a simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixas de empresas. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2021

Empresas da área da saúde recebem orientação sobre a LGPD

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2021

MPEs afetadas pela crise podem parcelar débitos com o Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: