Mais buscados: mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – Se existe um setor que cresce apesar da crise, ou até estimulado por ela, é o de energia, especialmente o de fontes renováveis. Com olhar no futuro, a Serrana Sistemas de Energia, de Caxias do Sul, vem traçando uma estratégia de expansão que começou com a participação em projetos do SEBRAE/RS e levou a iniciativas inovadoras em seu segmento, inclusive com parceria internacional.
Há cinco anos, a empresa caxiense produz nobreaks, filtros de linha e outros itens, usados como acessórios de proteção ou melhorias para aplicações energéticas. Em 2013, resolveu ampliar horizontes ao participar do Qualimundi, promovido pelo SEBRAE/RS. O gestor do projeto, Aldoir Bolzan de Morais, conta que ao longo de dois anos são promovidos cursos, capacitações, rodadas de negócios, consultorias e missões internacionais. “O objetivo é ampliar a visão de negócios e promover a internacionalização das empresas, seja por meio de parcerias, importações, exportações e até fusões globais”, ressalta.
Entre as atividades desenvolvidas a partir do projeto estava uma visita à Feira Internacional de Produtos Eletrônicos, em São Paulo. “Foi nesse evento que, há três anos, conheci um representante da empresa chinesa que viria a ser nossa parceira para o aperfeiçoamento dos nossos produtos e desenvolvimento de soluções em energia”, recorda o diretor administrativo da Serrana, Lori Furlan. Desde esse primeiro contato, ele e o diretor técnico, o engenheiro Rodrigo Luis Furlan, aproximaram-se da fabricante chinesa ao ponto de elaborarem itens em conjunto com o outro lado do mundo.
As diferenças culturais e de porte dos negócios não inviabilizaram a parceria. Ao contrário. “Enquanto temos uma equipe de 11 pessoas, o parceiro internacional soma pelo menos 200 engenheiros”, relata o empresário. Com o desenvolvimento integrado, os produtos da Serrana ganharam competitividade em preço e em qualidade. “A garantia passou de um ano para 24 meses”, cita.
A Serrana também mudou sua forma de atuação, passando a assumir as definições mais estratégicas, técnicas e de marketing, terceirizando a parte mais operacional de sua produção. Todas as melhorias estimularam a conquista de novos mercados e a ampliação das vendas. Com isso, o faturamento cresceu 50% em 2015 e a estimativa é de aumentar 35% este ano. Além dos produtos já existentes, a Serrana trabalha com uma solução mais econômica em energia solar. “O sistema também foi elaborado em parceria com os chineses e já está em fase final de testes e na etapa de aprovação do Inmetro. A novidade deve ser lançada na metade do ano”, revela Lori Furlan. A empresa participa, ainda, do Programa Energia Mais, do SEBRAE/RS, e de uma iniciativa nacional com o SEBRAETEC e a área de mecatrônica do SENAI. “O projeto ainda é sigiloso, mas posso antecipar que é uma solução inovadora de energia sustentável, voltada para diminuir as agressões ao meio ambiente”, diz o diretor.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.