Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Conheça os vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Solenidade de premiação ocorreu na segunda-feira (20/05), em Porto Alegre

atualizado em: 21/05/19

Da Redação

COMPARTILHE
Quatro categorias foram premiadas: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior.
Quatro categorias foram premiadas: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior. Foto: Eduardo Rocha

Uma tarde para conhecer os vencedores da etapa gaúcha da primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que identifica, estimula, reconhece e divulga as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu ao longo dessa segunda-feira, 20 de maio, no Espaço de Negócios do Sebrae RS, em Porto Alegre.

“O Educação Empreendedora é um dos projetos prioritários do Sebrae. Com ele, propiciamos às instituições de ensino o desenvolvimento do empreendedorismo. Reconhecer os melhores é uma maneira de multiplicar esse conceito, demonstrando para a sociedade que o projeto é bom, o modelo pode dar certo. Os casos de sucesso servem de estímulo, motivação e exemplo. O Sebrae tem a consciência de que a educação é o caminho para melhorar a situação do País e do Estado, e age para isso”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, na abertura do evento.

Antes da divulgação dos vencedores, o diretor do colégio João Paulo I, Eduardo Castro, ministrou uma palestra sobre como modificou o conceito da instituição, que antes preparava os alunos para o vestibular e, agora, procura acolhê-los e entender suas necessidades. “O estudante não aprende com quem não é simpático a ele”, disse Castro. Desde que assumiu o posto, todo o ensino do colégio precisa passar pelos quatro pilares norteadores: conhecimento, trabalho, afeto e autonomia. A nova metodologia coloca o aluno no centro do ensino, estimulando a criatividade e concedendo a ele autonomia no processo de aprendizagem.

A fala de Castro distraiu a plateia, que aguardava ansiosa pelo anúncio dos vencedores que irão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Prêmio de Educação Empreendedora nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior.

O primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental ficou com o projeto Startup Teens, não tem idade para inovar o mundo, da Feevale. A iniciativa foi idealizada por Carla Regina Bastos Adam, Daiana de Leonço Monzon, Gustavo Piardi dos Santos, Jefferson Dobner Sordi e Cleber Cristiano Prodanov. “Quando iniciamos o projeto e montamos o protótipo, não sabíamos se daria certo. Já estabelecemos parceria com a prefeitura de Campo Bom e vamos levar adiante a muitos municípios do Estado”, adianta Daiana Monzon.

O Startup Teens é uma competição de startups em que os participantes são encorajados a ter ideias, validá-las, construir modelo de negócios, desenvolver o protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. A ação alcançou 64 alunos, desenvolvendo nove modelos de negócios experimentais e contou com o envolvimento de 25 profissionais na organização e execução.

No Ensino Médio, aEscola Sesi de Ensino Médio Montenegro levou o troféu ouro com o projeto Alerta! Alerta de Enchente!, dos idealizadores Adriana Vier e Marcelo Alexandre Azevedo. A iniciativa dos alunos João Gabriel Von Muhlen e William Cristiano de Mello tem como finalidade ajudar na evacuação de populações ribeirinhas em períodos de enchentes, visando principalmente as águas do Rio Caí. Pensando nessa situação, nas aulas de robótica, o grupo resolveu criar um robô que verifica a altura do nível da água e envia uma mensagem para um aplicativo. “O prêmio corrobora e traz concretude ao que fazemos na escola. O mais importante é que o projeto é muito significativo para a comunidade”, comemora Adriana Vier, diretora da Sesi de Ensino Médio Montenegro.

Já o primeiro lugar no Ensino Profissional foi para o Senai – Departamento Regional do RS, com o projeto Educação Transformadora – Transforme seu aluno em um empreendedor, idealizado por Carlos Artur Trein, Alexsandra Teixeira e Carina Elisa Lechner Salvaro. A iniciativa desenvolve produtos que solucionarão problemas reais das indústrias. “O projeto acolhe nacionalmente os maiores gargalos de empresa e problemas reais de indústria. Formam-se equipes multidisciplinares para resolver problemas com construção de protótipos como máquinas. O Sebrae está de parabéns por valorizar a educação, que é a saída para o nosso País”, disse Carlos Artur Trein, diretor-regional do Senai.

E no Ensino Superior, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul recebeu o troféu com o projeto: IDEAR – Empreendedorismo e Inovação, de Ana Cecília Bisso Nunes, Gabriela Birnfeld Kurtz, Guilherme Gebhardt Wilhelm, Henrique Heckler e Naira Libermann. O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação surgiu em 2016 e atua no desenvolvimento de cidadãos propositivos e com competências transversais, capazes de transformar ideias em projetos reais.  O projeto tem 4 eixos: Promoção da atitude empreendedora e de inovação com impacto social; Inovação pedagógica através de metodologia ativas em sala de aula voltadas para o desenvolvimento de competências empreendedoras; desenvolvimento de professores com foco no empreendedorismo; acompanhamento de projetos de estudantes. Empreendedorismo é um diferencial na formação de pessoas que geram mudanças sociais e econômicas.

“Esta colocação é o reconhecimento de um grupo e um trabalho que a gente vem fazendo. O projeto leva o empreendedorismo de maneira linear a todos os cursos de graduação da PUCRS, essa é a grande diferença. Quebramos o mindset, porque a gente acredita que qualquer disciplina pode ser formadora de empreendedorismo. Mudamos a lógica linear. Não queremos ser um núcleo ou um centro, e sim conseguir com que as redes da Universidade entreguem valor nas suas áreas.”, explica Naira Libermann, uma das criadoras do projeto. A primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi um sucesso. No Brasil, foram mais de mil inscritos. No Rio Grande do Sul, o prêmio registrou 76 inscrições. A iniciativa foi uma realização do Sebrae, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e reconhece, incentiva e dá visibilidade às melhores práticas no País, além de reconhecer os agentes envolvidos com educação nos mais diferentes níveis.

Veja mais fotos do evento clicando aqui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: