Mais buscados: mei CRÉDITO sei BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
Brasília – Um projeto de consultoria ambiental e técnica para ambientes de reciclagem deu à equipe do Senac Gravataí o primeiro lugar no Prêmio Pronatec Empreendedor, entregue na quinta-feira (22), na Universidade Corporativa do SEBRAE, em Brasília. O trabalho da equipe foi o destaque entre 122 projetos inscritos no Prêmio Pronatec Empreendedor deste ano.
“É muito bom vencer com essa ideia, que queremos transformar em empresa”, diz Gabriel de Fraga, de 19 anos, da equipe vencedora – formada também por Douglas Leal Silveira, Camilla Helena Guimarães, Daiane Lippert Tavares e Jeferson Romano. “Mas o mais interessante dessa experiência é a troca de conhecimentos. A gente aprende muito com o trabalho de outros grupos, por isso recomendo todo mundo a se inscrever no prêmio”, acrescenta Gabriel.
O projeto C.A.T.A.R. teve início em junho do ano passado, em uma cooperativa existente em um aterro sanitário desativado em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa foi capacitar, sensibilizar e educar ambiental e profissionalmente os trabalhadores da área de reciclagem, garantindo a criação de valores sustentáveis no negócio.
O primeiro lugar do Concurso de Objetos de Aprendizagem, que busca valorizar metodologias de ensino do empreendedorismo em escolas técnicas e profissionais, ficou com Camila Roberta Pinheiro, professora do Senac Bauru (SP). Ela criou o Plano de Negócios Circular, uma ferramenta que busca facilitar o ensino do empreendedorismo e tornar as aulas mais desafiadoras e motivadoras para os alunos.
A ideia de Camila se destacou entre 40 propostas inscritas no Concurso de Objetos de Aprendizagem. Dividida em nove partes, a ferramenta possui um círculo menor para identificar a “Oportunidade” e oito partes ao redor identificam os demais itens do plano de negócios: Empresa; Equipe; Marketing e Vendas; Mercado; Produtos e Serviços; Finanças; Produção e Operações; e Ambiente. A forma circular permite aos participantes das oficinas iniciarem a construção do plano da forma como desejarem, pois a figura do círculo não indica início ou final.
Cada integrante da equipe vencedora do Prêmio Pronatec Empreendedor e o primeiro lugar do Concurso de Objetos de Aprendizagem vão ganhar um tablet e uma viagem nacional a um centro referência em empreendedorismo. Os segundo e terceiro lugares de cada competição ganharam um tablet.
“É preciso aprender e ensinar empreendedorismo”, afirmou a diretora técnica do SEBRAE Nacional, Heloisa Menezes, na abertura da premiação. Ela agradeceu a parceria com o Ministério da Educação e todas as instituições que contribuem para disseminar conteúdos de empreendedorismo.
Em maio de 2013, o SEBRAE Nacional e o Ministério da Educação (MEC) assinaram convênio para a inclusão de uma unidade curricular de empreendedorismo em cursos do Pronatec. O SEBRAE capacita professores de instituições inscritas no programa para repassar o conteúdo aos alunos. Em dois anos de existência, o Pronatec Empreendedor já capacitou quase seis mil professores, já beneficiou 4.779 escolas com materiais para-didáticos na temática empreendedorismo e já atendeu mais de 170 mil alunos em todos os estados brasileiros.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.