Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Mei credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Soluções para redução do consumo de energia

atualizado em: 08/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Tipos diferentes de lâmpadas e plano eficiência da iluminação são detalhados durante a Feira

Da Redação

Espaço demonstra soluções para um consumo mais racional de energia (Foto: Eduardo Rocha)

Caxias do Sul – Soluções para diminuir o consumo de energia nas indústrias estão sendo apresentadas no Espaço de Eficiência Energética durante os quatro dias da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que reúne cerca de 400 expositores até sexta-feira (09), em Caxias do Sul. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS). Entre as alternativas, são destaques a Manufatura Digital, os Motores Elétricos, a Iluminação, a Câmera Termográfica, os Sistemas Fotovoltaicos, a Moto Elétrica e as assessorias presenciais.

De acordo com a gestora das Soluções de Sustentabilidade do SEBRAE/RS, Cristina Correia, a demanda de consultorias em eficiência energética cresceu bastante. “As empresas podem solicitar este serviço, de assessoria ou consultoria, onde é realizado um diagnóstico dentro da empresa para se mapear o que pode ser feito. Além do atendimento na Mercopar, o serviço pode ser solicitado pelo 0800 570 0800”, explica Cristina.

Iluminação – Nove diferentes tipos de lâmpadas são demonstradas e comparadas quanto à durabilidade e luminosidade. “É preciso analisar a situação de cada empresa para saber qual a melhor solução. E nem sempre trocar o tipo de lâmpada é a melhor alternativa. Às vezes, há pontos de desperdício, lâmpadas sujas ou paredes escuras que absorvem muita luz”, explica o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI, Daniel Corteletti. Conforme o analista, lâmpadas que não são limpas há um ano podem perder em torno de 50% da sua luminosidade.

Manufatura Digital – O Plant Simulation é uma ferramenta que permite simular a produção de uma fábrica que ainda não existe e calcular a sua eficiência, para talvez fazer ajustes necessários. “Também é possível colocar uma produção já existente para tentar melhorá-la. As informações obtidas auxiliam nas tomadas de decisões e a antever problemas na produção”, diz Corteletti.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: