Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito Sei boas práticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Fruticultores da Região Norte organizam propriedades para combater desperdícios

atualizado em: 16/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Programa D’Olho na Qualidade Rural é desenvolvido através do Juntos para Competir

Da Redação

Ações do Programa Juntos para Competir incentivam a qualidade (Foto: Divulgação)

O programa D’Olho na Qualidade Rural finalizou atividades em dois municípios da região Norte do Estado, dentro das ações do projeto coletivo Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, operado pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). Fruticultores de Planalto e Ametista do Sul concluíram capacitações e consultorias com o objetivo de organizar as propriedades. A próxima localidade a participar será Alpestre. A iniciativa é uma parceria entre as entidades com as prefeituras municipais e a Emater/RS.

Conforme explica o técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS, Ronaldo Dario Kloeckner, o programa tem como meta difundir a cultura do 5S nas propriedades rurais, combatendo o desperdício, otimizando os recursos e melhorando a qualidade de vida no campo, sempre respeitando o meio ambiente. “O processo, que dura dois meses, por meio de cursos e atendimentos individuais, organiza os locais de trabalho, eliminando materiais e promovendo ordem nos processos, o que acaba melhorando inclusive a autoestima e a motivação do produtor”, conta.

São seis módulos de atuação: sensibilização, para explicação dos métodos; descarte, que identifica o que não é mais necessário; organização, para definir objetos e lugares corretos para acomodação; limpeza dos ambientes; higiene, com foco na saúde; e ordem mantida, em que será verificada a aplicação dos itens anteriores e sua garantia de continuidade futura. “Com essa etapa, o projeto de fruticultura pretende organizar as propriedades para dar sequência às ações que irão trabalhar qualidade de processos e de produtos, logo que serão três anos de projeto”, explica Kloeckner.

Enio Luiz Refosco, morador de Planalto, conta que o curso foi de grande importância para o seu trabalho. Produtor basicamente de figo, cuja safra é comercializada em municípios como Pelotas e São Sebastião do Caí, destacou que a ordenação representou uma nova etapa de trabalho. “Havia muita coisa acumulada, algumas há 20 anos, por conta de nossas tradições. A organização disso tudo deixou a propriedade mais bonita e funcional”, relata.

O supervisor regional do SENAR-RS, Diego Coimbra, ressalta que o D’Olho na Qualidade Rural é uma primeira iniciativa para estimular a gestão das propriedades. “A negociação iniciou no ano passado com as prefeituras e a Emater/RS, após definirmos as localidades que produzem figo, uva e laranja na região. Em uma primeira visita eles relataram queda na produtividade. Então, nosso papel foi apresentar soluções para auxiliar”, disse. Na sequência, os produtores terão novas capacitações, como a de finanças. “Depois desse primeiro trabalho, mostrar a importância da organização financeira, controlando o que entra de receitas e o que eles gastam, é fundamental. Eles precisam ter a propriedade na mão”, finaliza Coimbra.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: