Mais buscados: MEi credito SEI boas Praticas consultoria
Da Redação
Os municípios de Pontão e Tio Hugo, na região Planalto do Rio Grande do Sul, assim como Mormaço, implementaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Com isso, as duas cidades passam a integrar o grupo de 25 municípios gaúchos que retiraram a Legislação do papel para criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Ter a Lei Geral implementada significa cumprir pelo menos quatro dos 11 critérios previstos no texto da Lei. Para o Sebrae, os requisitos mínimos são: uso do poder de compra, que estabelece a participação diferenciada das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Empreendedores Individuais (EIs) nas licitações públicas municipais; apoiar a formalização de Eis; nomear Agentes de Desenvolvimento (AD) que irão promover ações em favor de pequenos empreendimentos e desburocratizar o processo de abertura de empresas.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, destaca que “ao implementar a Lei Geral a administração do município promove a melhoria de vida das pessoas, na medida em que fomenta o desenvolvimento das empresas já existentes e incentiva a criação de outros pequenos negócios”. A entidade pretende tornar a Lei uma realidade em 41 cidades gaúchas em 2012.
No município de Pontão, distante 329 quilômetros de Porto Alegre, a Lei Geral foi aprovada em 2009. Desde então, a cidade apresentou aumento no número de EIs, abriu a Sala do Empreendedor e realizou licitação exclusiva para micro e pequenas empresas na contratação de empresa prestadora de serviço de pedreiro para atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Habitação.
A prefeitura de Tio Hugo também tem realizado ações que tornam o ambiente de negócios mais favorável para os pequenos empreendimentos. Com 2.593 habitantes, a cidade conta com 27 empreendedores individuais formalizados e Sala do Empreendedor. Recentemente, apenas MPEs puderam participar de licitação para contratação de empresa de fornecimento de materiais de construção para reformas de residências de pessoas carentes da cidade.
Na opinião da gerente do Sebrae/RS na região Planalto, Maria Martins Meyer, as prefeituras de Pontão e Tio Hugo demonstram ao implementar estes capítulos real interesse pelo desenvolvimento local dos empreendedores individuais e micro e pequenos empresas. “Cabe aos empresários, agora, buscar informações de como podem se beneficiar destes tão valorosos esforços”, pondera a gerente.
Municípios com a Lei Implementada:
Jaguarão
São Lourenço do Sul
Farroupilha
Santiago
Santa Maria
Mormaço
Pontão
Tio Hugo
Tiradentes do Sul
Derrubadas
Campo Novo
São Martinho
Chiapetta
Tuparendi
Porto Mauá
Barra do Guarita
Horizontina
Santo Ângelo
Encantado
Arroio do Tigre
Venâncio Aires
Alegrete
Balneário Pinhal
Erechim
Campinas do Sul
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Projetos buscam impulsionar a transformação digital e o crescimento sustentável das empresas do setor de energia.
Sebrae RS apoia empresas de energia com projetos focados em inovação e competitividade
Notícias
29 de Abril de 2025Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições
SAIBA MAIS29 de Abril de 2025
Fotos com foco no empreendedorismo podem concorrer ao Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.