
Mais buscados: MeI crédito SEI boas Praticas Consultoria

Da Redação

São Leopoldo – Em solenidade na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, na Sala do Empreendedor, o município de São Leopoldo formalizou sua adesão à REDESIM. A implementação da rede vai simplificar a desburocratizar o registro e a legalização de empresas da cidade. No evento também foi inaugurado o escritório da Junta Comercial em São Leopoldo.
O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ressaltou a importância da REDESIM para o desenvolvimento das comunidades. “Diversos estudos mostram que, atualmente, no Brasil, um dos elementos que dificultam o pleno desenvolvimento da economia é a marca histórica da burocracia para a abertura de empresas. Segundo Fialho, este excesso exerce forte influência para o descumprimento das normas pertinentes, incrementando a informalidade. “Portanto, simplificar e desburocratizar o processo de registro de empresários e pessoas jurídicas é fundamental para estimular a formalização dos pequenos negócios”.
O dirigente ressaltou, ainda, a excelência da Sala do Empreendedor de São Leopoldo. “Ela serve como modelo para outras prefeituras no Estado”, disse. Para Fialho, são as pessoas empreendedoras que fazem o mundo andar em direção ao futuro. “Conhecimento, inteligência e tecnologia criada, mas que ficam guardadas em gavetas ou em um laboratório têm valor relativo. Isso passa a ter significado quando as pessoas com atitude empreendedora se apropriam e transformam esse conhecimento em bens e serviços para melhorar o bem-estar das pessoas”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo, Mário Rosito, agradeceu ao SEBRAE/RS pela parceria. “Tivemos muitas dificuldades para promover uma mudança de mentalidade no município, mas com o apoio de toda a equipe e dos consultores, conseguimos melhorar o ambiente para o empreendedorismo na cidade”. O secretário também destacou que o local conta, ainda, com um totem com informações ao público.
O presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Roberto Kopschina, afirmou que a tarefa da instituição é facilitar a vida dos clientes. “Nossa missão é tratar bem e dar a agilidade que todos querem. E sem a parceria com o SEBRAE não conseguiríamos fazer o que estamos fazendo”.
O prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, declarou que o principal papel do poder público é não atrapalhar. “Um dos lemas do nosso governo é: agilidade na legalidade. Se não houvesse o envolvimento de várias secretarias, esses avanços não seriam possíveis “.
Também participaram da cerimônia o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE, Alessandro Machado, e o gerente da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.