
Mais buscados: Mei crEdito SEI BOAS Praticas consultoria

Da Redação

Não-Me-Toque – Com o objetivo de facilitar a abertura de empresas por meio da integração e desburocratização de processos, a cidade de Não-Me-Toque passa a fazer parte da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples. A oficialização do sistema será realizada em uma cerimônia no dia 11 de novembro, na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACINT), localizada na Rua Augusto Scherer, 313, a partir das 14h.
A iniciativa irá estimular o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas (MPEs) e da cidade, a partir da simplificação de entrada de documentos e da redução do prazo de liberação de alvarás para negócios de baixo risco. Conforme informa o técnico da Regional Planalto do SEBRAE/RS Patric Cunha Strapazzon “o município está em um momento crescente na adesão de projetos de políticas públicas. A Redesimples começou a ser implantada em 2015”. Segundo ele, Não-Me-Toque registra um alto potencial empreendedor, o que motivou a entrega da proposta para a prefeitura. O passo seguinte foi a realização de uma consultoria com os agentes envolvidos no projeto, que durou em torno de cinco meses.
O sistema já está em operação desde o dia 5 de outubro. “A integração vai agilizar muito os processos a partir da simplificação de entrada de documentos, ou seja, o empreendedor fará essa etapa em um só lugar”, ressalta Strapazzon. A secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxem destaca a redução do tempo para liberação de alvarás. “Percebemos o problema na aproximação de contadores com a prefeitura. Nessa interlocução ficou clara a dificuldade. A Redesimples reduzirá a espera para até dois dias, nos casos de empresas de baixo risco”, comemora. Outro fator importante para a secretária será o estímulo à formalização. “A simplificação dos processos será importante para tirar muitos empreendedores da informalidade”, conta.
Estarão presentes no evento, além de representantes da prefeitura e de entidades municipais, contadores, Patric Strapazzon, a gestora de desenvolvimento territorial da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Julia Colnaghi, e a gerente interina da Regional Planalto, Diane Sensolo.
Sobre a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.
Benefícios para o município:
Benefícios para o usuário:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.