Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Negócios de impacto social participarão de Projeto

Atividades iniciam em junho e nova turma já está com inscrições abertas

atualizado em: 31/05/17

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto Agir busca desenvolver empresas de impacto social (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Um novo tipo de empresa está em ascensão. São os negócios de impacto social, empreendimentos que têm fins lucrativos, mas que também buscam trazer melhorias para a sociedade. É para esse tipo de empresário que o SEBRAE RS criou o Projeto Agir em 2016. A segunda turma já foi selecionada e 24 negócios terão a oportunidade de progredir. Outro grupo será aberto em junho com inscrições pelo telefone (51) 3213-1538.

Em um primeiro momento, no ano passado, o SEBRAE RS apoiou os empreendedores que começaram ações voltadas para benefícios sociais. Agora, o objetivo é envolver as empresas que já deram os primeiros passos. A gestora do projeto no SEBRAE RS, Lucimara Pereira, relata que foram selecionadas empresas já constituídas ou em formação, que procuram ajuda para se fortalecer, crescer, conseguir se monetizar e desenvolver ferramentas para avaliar o impacto na sociedade e no meio ambiente. É o caso da Preza, de Porto Alegre. Criada há dois anos, produz óculos a partir de excedentes de madeira da indústria moveleira e busca auxílio para continuar crescendo. “A ideia é aperfeiçoar a gestão e prospectar caminhos para o desenvolvimento de outros produtos feitos com materiais revisitados”, conta a sócia Martina Seibel.

Até dezembro, ela e os outros empresários selecionados participarão de oficinas voltadas para negócios, modelagens e testes de mercado, vendas e distribuição e preparação para a apresentação feita no final do projeto. Ao longo de todo o período, eles terão acompanhamento de consultorias individuais com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos aprendidos nas oficinas. Em dezembro, os participantes farão uma apresentação em um evento ao mercado.

Conheça as iniciativas selecionadas:

  • 100% Acessibility, de Porto Alegre – local totalmente acessível, onde as pessoas possam vivenciar inclusão com autonomia.
  • 1Bem, de São Leopoldo – estimula doações financeiras para causas sociais a partir de financiamento coletivo e experiências entre fãs e ídolos.
  • Agroindústria Águas Claras, de Pelotas – fornece alimento livre de conservantes e agrotóxicos e incentiva pequenos produtores.
  • Amicubo Marketing Social, de Rio Grande – incubada na FURG, comanda uma plataforma de doações on-line chamada Amigo Estou Aqui.
  • B2Social, de Porto Alegre – um plugin para comércio eletrônico que possibilita arrecadar doações espontâneas para instituições ligadas a causas sociais.
  • BenditoVerde.com, de Porto Alegre – aproxima geradores, recicladores e transformadores finais de resíduos.
  • Biosolar, de Santa Cruz do Sul – geração de energia a partir de fonte solar e consultoria ambiental.
  • CConcentra, de Porto Alegre – plataforma que facilita a comunicação entre a comunidade acadêmica para estimular a realização de parcerias.
  • Clube do Papai Pop, de Caxias do Sul – um clube de assinatura para aproximar pais e filhos, por meio de ações interativas off-line.
  • CUIDAQUI.COM, de Porto Alegre – plataforma para busca de produtos e serviços para quem cuida de alguém ou necessita de cuidados.
  • Cuidar de quem cuida, de Porto Alegre – primeiro serviço de RH voltado para o setor público, com foco no desenvolvimento de pessoas.
  • Group Sistemas, de Bento Gonçalves – dispositivo mobile para interação entre marceneiros para reaproveitamento de sobras e trocas de serviços.
  • Herself, de Porto Alegre – oferece calcinhas absorventes reutilizáveis como alternativa aos materiais descartáveis.
  • Mentorium, de Porto Alegre – Gestão e Integração Escolar – sistema que permite a integração e a gestão da escola pública de forma digital.
  • Osucateiro.com, de Caxias do Sul – plataforma para compra e venda de estoques de sucata e resíduos para aproximar todo o Brasil.
  • Precisão em Campo, de Pelotas – foco na gestão e manejo agrícola para utilização sustentável de defensivos e aumento da produtividade.
  • Preza, de Porto Alegre – produz óculos feitos à mão a partir de excedentes da indústria moveleira.
  • Rádio São Miguel, de Uruguaiana – empresa de comunicação que busca mobilizar a população em prol da revitalização do rio da cidade.
  • Raks – Tecnologia Agrícola, de Novo Hamburgo – permite medir a umidade do solo a partir de sensores alimentados por placas solares.
  • Travessias, de Porto Alegre – iniciativa que tem como objetivo capacitar imigrantes e mediar o contato com empresas para contratá-los.
  • Voltatec Energia, de Caxias do Sul – criada para estimular a geração de energia elétrica de forma sustentável pelos próprios consumidores.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Março de 2025

Lajeado recebe Startup Day 2025 com foco em inovação no setor de alimentos

SAIBA MAIS

 

13 de Março de 2025

Sebrae Noroeste impulsiona o empreendedorismo em Não-Me-Toque com o Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: