Mais buscados: MEi crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Somos um país com 16 milhões de micro e pequenas empresas, das quais 2,4 milhões estão localizadas no Rio Grande do Sul, representando 98% dos estabelecimentos e contribuindo com 55% dos empregos formais atuais. Esses números demonstram a força e a representatividade do empreendedorismo na vida dos brasileiros.
Neste cenário, e fiel à sua missão institucional de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae RS vem a público manifestar a sua preocupação com a continuidade do período de isolamento social em formato horizontal, o qual incluiu o fechamento compulsório de milhares de micro e pequenas empresas, as quais estão sem poder operar, portanto sem faturamento e sem condições de honrar seus compromissos, inclusive a folha de pagamento de seus empregados, bem como os tributos devidos.
Não ignoramos a importância das medidas de isolamento social adotadas pelos governos, nas suas três esferas de competência, no primeiro momento, tendo em vista a surpresa com a chegada da COVID-19 ao Brasil. Ocorre que a manutenção da proibição de funcionamento dos pequenos negócios de forma generalizada, sem uma perspectiva concreta de retomada das atividades, coloca em risco iminente a saúde e integridade da base empresarial que ajuda a sustentar a economia nacional e gaúcha.
O próprio Sebrae RS, considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), suspendeu todos os eventos coletivos (reuniões, cursos, treinamentos, seminários, entre outros), além de estar com 100% do seu time atuando em regime de home office, atendendo os empreendedores por meio de seus canais digitais. Contudo, esse atendimento não resolve o maior problema das empresas, que é a falta de faturamento, que poderá, a despeito do nosso esforço, levar ao fechamento dessas empresas e/ou a demissões em massa de seus funcionários.
É preciso cuidar das pessoas, mas é indesviável que se cuide também das empresas, sem as quais todo o sistema social, inclusive o de atendimento à saúde, entrará em colapso. O Sebrae RS apela às autoridades para que atuem no sentido de permitir a retomada da atividade econômica de forma responsável e ordeira, respeitados os protocolos internacionais de interdição vertical para controle da epidemia. De forma unida, utilizando bom senso e cuidando daqueles que mais precisam, encontraremos um caminho que nos ajudará a sair mais fortes desta crise sem precedentes.
Diretoria Executiva Sebrae RS
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.