Mais buscados: MeI CRÉDITO Sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Santa Cruz do Sul – Em tempos de despertar da sociedade para a cobrança em relação aos gastos públicos, a cidade de Santa Cruz do Sul desponta no cenário gaúcho como uma boa referência em gestão que observa as necessidades da população. A prefeitura do município investe mais de 40% de suas despesas com Saúde e quase 25% com Educação. A soma chega a 65% de seus gastos. Essa avaliação é um dos resultados apontados no trabalho Perfil das Cidades Gaúchas, o estudo exclusivo realizado pelo SEBRAE/RS e que inclui 45 indicadores organizados em gráficos e comparativos. O material, organizado em gráficos e comparativos, está disponível aqui.
As informações sobre os gastos do poder público de Santa Cruz do Sul possuem como fonte o Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). “Tal como esse dado, todo o Perfil das Cidades Gaúchas foi elaborado a partir de indicadores compilados de órgãos oficiais ou instituições reconhecidas”, explica a responsável pelo trabalho, a técnica da gerência de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, Andréia Grätsch do Nascimento. No caso de Santa Cruz do Sul, chama a atenção que há 367 médicos, representando um índice de aproximadamente 3,5 profissionais para cada mil habitantes. “A OMS – Organização Mundial da Saúde – recomenda o mínimo de um médico para cada 1000 habitantes. Esse é um dado do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil – CNES”, exemplifica Andréia.
A equipe técnica coletou os itens que devem colaborar com as prefeituras e com a iniciativa privada. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, comenta André Campos, gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar argumentos para estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.
Consumo pode crescer
Ao longo do Perfil das Cidades, há um inédito índice. Trata-se do Potencial de Consumo. “Ele representa a capacidade de consumo anual da população residente de uma localidade. Nesse caso, a fonte dos dados é o IPC Marketing e em Santa Cruz do Sul o valor ficou em R$ 3,122 bilhões no ano de 2016”, aponta Andréia. Colocados em perspectiva de ranking, os primeiros 20 municípios do Rio Grande do Sul se equivalem aos de maior concentração urbana. Santa Cruz do Sul ficou na 16ª posição, superando Erechim, Guaíba, Lajeado e Uruguaiana.
A origem do mapeamento
O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso do item potencial de consumo e de compras públicas”, detalha a técnica. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.