Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI crédito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Termina em 15/01 o prazo para autorregularização de empresas do Simples Nacional

O programa da Receita Estadual abrange 103 empresas e integra as medidas de modernização da administração tributária

atualizado em: 14/12/20

Da Redação

COMPARTILHE

As 103 empresas do Simples Nacional de diversos setores que utilizaram, no ano de 2017, isenções indevidas ou reduções incorretas, em desacordo com a Lei nº 13.036/2008, devem providenciar a regularização das divergências. A Receita Estadual editou nova medida que oportuniza a autorregularização dessas empresas até 15 de janeiro de 2021. Os contribuintes enquadrados nesta situação devem retificar os valores de isenção ou redução de acordo com as receitas efetivamente realizadas nos períodos. De acordo com a analista de Políticas Públicas do Sebrae RS Claudia Cittolin, no caso de dúvidas, os empresários devem procurar seu contador, pois a Receita alerta que se persistirem as irregualridades, estarão sujeitos à abertura de ação fiscal.

Para as próximas semanas estão previstas novas ações destinadas a identificar divergências, inconsistências e outros eventos que possam acarretar pagamento a menor do imposto devido. A recomendação é que os contribuintes que apresentem irregularidades não englobadas pelo atual programa de Autorregularização se antecipem e regularizem as pendências antes do recebimento de qualquer comunicado por parte da Receita Estadual. Assim, evitam consequências como, por exemplo, a aplicação de multas e a correção monetária dos valores devidos.

A comunicação para autorregularização já está disponível nas caixas postais eletrônicas dos contribuintes e na área restrita do e-CAC. Também há orientações e arquivos com informações detalhadas, tais como valores de redução/isenção corretos para a faixa de faturamento, valores declarados pelo contribuinte, entre outras. Os empresários devem ficar atentos porque o atendimento deste programa é feito exclusivamente pelo canal de comunicação disponibilizado na aba Autorregularização do e-CAC e ficará a cargo do Grupo Especializado Setorial do Simples Nacional (GES – Simples Nacional).

A autorregularização faz parte do novo modelo de fiscalização especializada da Receita Estadual e tem como base a agenda Receita 2030. São 30 iniciativas propostas para modernização da Administração Tributária gaúcha. A mudança tem como objetivo central o aumento da arrecadação, promovendo prioritariamente o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e a justiça fiscal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: