Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Arambaré – A primeira trilha ecológica do Rio Grande do Sul totalmente adaptada para os turistas com deficiência visual já se tornou uma referência do segmento. Agora, chegou a hora das micro e pequenas empresas do Sul do Estado conhecerem algumas boas oportunidades junto ao projeto. Nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro Cultural Inúbia (Avenida Costa Doce), vai acontecer o evento “Turismo Acessível da Região Sul – Arambaré – Bem- Estar e Inclusão: negócios lucrativos”. As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail reginacardona@interfaceospitalidade.com.br.
Conforme os organizadores, que contam com o apoio do SEBRAE RS, toda a programação está voltada a debater e trocar ideias sobre o conceito de saúde e bem-estar, fomentando o ecoturismo e disseminando a cultura da valorização dos patrimônios natural e cultural na região. A gestora do projeto Costa Doce Natureza do SEBRAE RS, Jussara Cruz Argoud, comenta que o encontro em Arambaré é organizado pelo Grupo Gestor de Turismo do município e que se trata de expor aos participantes o potencial para que o roteiro acessível seja ainda mais atraente do ponto de vista de negócios.
“As micro e pequenas empresas dos segmentos de comércio, serviços, alimentos, hospedagem, entre outros, podem ter bons resultados a partir dessa segmentação de público. Afinal, os deficientes visuais e suas famílias compõem uma parcela da sociedade que também consome, se informa, se diverte e merece ter programações bem planejadas”, avalia.
Além do SEBRAE RS, a prefeitura de Arambaré e a EMATER estão à frente da iniciativa. De acordo com a consultora em turismo acessível Regina Cardona trata-se de uma inovação muito interessante para todos. “Arambaré está inovando com perspectivas para o futuro. O segmento de turismo acessível já teve ganhos com o lançamento da 1ª trilha para deficientes visuais do Estado, chamada Trilha dos Piquetes. Ela consiste em um trecho de 800 metros de percurso onde os turistas experimentam o caminho com o toque e o cheiro da vegetação. Há plantas como arumbevas, bromélias, butiazeiros, capororocas e outras espécies nativas. Todo o trajeto está sinalizado com placas explicativas e cordas-guia.
“Também neste ano formatamos uma Rota Turística Acessível (a qual inclui a praia acessível) para o município e o projeto está na Prefeitura aguardando recursos financeiros”, conta Regina. Uma curiosidade que chama a atenção é que o significado do nome Arambaré, na língua Guarani, é “sacerdote que espalha luz”. Diz a lenda: Os índios Arachãs escolheram essa terra porque aqui encontraram o “Bem-Viver”. “Arambaré encontrou no segmento de Turismo Acessível a relação entre o homem e o meio ambiente na busca do bem-estar”, explica a consultora.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.