Mais buscados: MEi crEdito sei Boas praticas Consultoria
Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
A exportação de gado vivo ocorre de forma estruturada há cerca de 20 anos. Falando em volume, algumas pequenas exportações de animais aconteceram antes disso, mas os negócios começaram a se desenvolver basicamente há aproximadamente 20 anos, segundo o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Animais Vivos (Abreav), Ricardo Barbosa. A grande maioria dos países que importam do Brasil são de origem muçulmana. Em 2018, o Brasil tem a perspectiva de abrir espaço para outros grandes mercados. No ano passado, o volume de exportação de gado vivo foi de 400,6 mil cabeças. Já neste ano, de janeiro a abril foi feita a exportação de 142 mil cabeças.
Barbosa lembra também que a Abreav faz um trabalho de monitoria com os associados. No ano passado, membros da associação representaram 34% do volume de gado exportado do Brasil. Para crescer, os empresários se movimentam para abrir novos mercados. Vietnã e Indonésia são dois dos principais importadores, e os protocolos estão em negociação. Em maio o Brasil foi declarado livre de febre aftosa, o que deverá ajudar nos negócios com o exterior.
O mercado também não pode esquecer da África e da Venezuela, que, excluindo seus problemas econômicos transitórios, têm perspectivas de serem grandes importadores no futuro. Com relação à venda do boi vivo, a avaliação é de que o principal desafio é a falta de conhecimento dos produtores, que poderiam estar gerando valor nos negócios particulares e preparando animais para a exportação, da mesma forma que preparam para o abate.
A Abreav procura dar esse suporte aos seus associados para que seus resultados sejam cada vez melhores, auxiliando e trazendo novos benefícios na hora de exportar. Um dos focos é simplificar a cadeia produtiva de exportação de animais vivos no Brasil, capacitando o produtor rural para esta atividade.
Para este ano, a expectativa, conforme enfatiza Barbosa, é que os números de exportação sejam representados por 50% dos membros da instituição. Outra expectativa é um crescimento de 35% em relação ao ano passado, atingindo o número de exportação total de 650 ml cabeças de gado vivo.
Veja Também
Vídeo – Bovinocultura de Corte – Mercado | |
Vídeo – Bovinocultura de Corte – Produção |
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.