Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Pecuária de Corte

Perspectiva

O que esperar das exportações de gado em pé em 2018?

atualizado em: 20/06/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
No ano passado, o volume de exportação de gado vivo foi de 400,6 mil cabeças. Já neste ano, de janeiro a abril, foi feita a exportação de 142 mil cabeças

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A exportação de gado vivo ocorre de forma estruturada há cerca de 20 anos. Falando em volume, algumas pequenas exportações de animais aconteceram antes disso, mas os negócios começaram a se desenvolver basicamente há aproximadamente 20 anos, segundo o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Animais Vivos (Abreav), Ricardo Barbosa. A grande maioria dos países que importam do Brasil são de origem muçulmana. Em 2018, o Brasil tem a perspectiva de abrir espaço para outros grandes mercados. No ano passado, o volume de exportação de gado vivo foi de 400,6 mil cabeças. Já neste ano, de janeiro a abril foi feita a exportação de 142 mil cabeças.

Barbosa lembra também que a Abreav faz um trabalho de monitoria com os associados. No ano passado, membros da associação representaram 34% do volume de gado exportado do Brasil. Para crescer, os empresários se movimentam para abrir novos mercados. Vietnã e Indonésia são dois dos principais importadores, e os protocolos estão em negociação. Em maio o Brasil foi declarado livre de febre aftosa, o que deverá ajudar nos negócios com o exterior.

Um choque de inovação

O mercado também não pode esquecer da África e da Venezuela, que, excluindo seus problemas econômicos transitórios, têm perspectivas de serem grandes importadores no futuro. Com relação à venda do boi vivo, a avaliação é de que o principal desafio é a falta de conhecimento dos produtores, que poderiam estar gerando valor nos negócios particulares e preparando animais para a exportação, da mesma forma que preparam para o abate.

A Abreav procura dar esse suporte aos seus associados para que seus resultados sejam cada vez melhores, auxiliando e trazendo novos benefícios na hora de exportar. Um dos focos é simplificar a cadeia produtiva de exportação de animais vivos no Brasil, capacitando o produtor rural para esta atividade.

Para este ano, a expectativa, conforme enfatiza Barbosa, é que os números de exportação sejam representados por 50% dos membros da instituição. Outra expectativa é um crescimento de 35% em relação ao ano passado, atingindo o número de exportação total de 650 ml cabeças de gado vivo.​

 

Veja Também

Salão do Empreendedor 121

Vídeo – Bovinocultura de Corte – Infraestrutura

Salão do Empreendedor 123 Vídeo – Bovinocultura de Corte – Mercado
Salão do Empreendedor 122 Vídeo – Bovinocultura de Corte – Produção
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Dezembro de 2025

Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025 

SAIBA MAIS

 

05 de Dezembro de 2025

Do campo à mesa: Pecan Brasil leva o sabor da noz pecan ao Natal 

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: