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Saulo Roberto Henrich Morschel
Especialista Sebrae
Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado uma grande crise política e econômica, que resultou em um aumento expressivo no número de inadimplentes entre todos os tomadores de crédito do País. O desemprego e a instabilidade econômica são as adversidades que mais comprometem as finanças das famílias. Em março deste ano, o crescimento da inadimplência foi de 3,13%, se comparado com o mesmo período de 2017. Foram verificados mais de 60 milhões de brasileiros com restrições no CPF. As médias e pequenas empresas estão entre as que mais sofrem com o aumento do endividamento dos consumidores. Além dos prejuízos devido ao não recebimento das dívidas por parte do consumidor, o empresário também encontra dificuldades em honrar seus compromissos financeiros com fornecedores e distribuidores.
Em pesquisa recente, divulgada em maio de 2018, elaborada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a inadimplência entre empresas sofreu uma alta de 8,4% nos últimos 12 meses, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A região Sul registra o segundo maior crescimento de inadimplência entre as empresas do País, com aumento de 3,99% no percentual de devedores, ficando atrás apenas da região Sudeste. O período de incertezas afeta significativamente a capacidade em arcar com os custos operacionais do negócio. Consequentemente, o comprometimento financeiro gera demissões, eleva ainda mais o cenário de instabilidade e se torna um ciclo vicioso de desemprego e inadimplência.
Apesar do cenário negativo, a economia tem dado alguns sinais de recuperação, o que contribui para a adoção de um conjunto de práticas de controle de inadimplência, que pode ajudar a manter as contas do negócio no azul:
Controle as contas e o fluxo de caixa
É inevitável controlar e organizar as contas a receber das vendas a prazo. Para manter a saúde e as finanças da empresa, provisione os recebimentos para as datas acordadas nas vendas a prazo. Dessa forma, é possível evitar uma desordem no fluxo de caixa, prevendo possíveis períodos negativos.
Seja prevenido e cauteloso
A prevenção da inadimplência pode ocorrer antes mesmo da venda, com ferramentas simplificadas que garantem segurança ao empreendedor. O primeiro passo é fazer a análise de crédito de seus clientes através da consulta ao CPF ou CNPJ do consumidor nos órgãos de proteção de crédito.
Outro importante passo é a adoção de critérios para estipular um limite de crédito que não seja superior à disponibilidade de orçamento do cliente. Comece ofertando limites menores e aumente conforme forem realizados os primeiros pagamentos. Ainda, procure ter uma ampla oferta de aceitação de bandeiras de cartão de crédito.
Registre os títulos em instituições bancárias, o que permite que o banco proteste as dívidas automaticamente após o vencimento e, após a quitação, identifique o pagador.
Soluções de gestão facilitam a tomada de decisões
Controlar e gerir a inadimplência dentro da empresa fica mais simples e seguro com a ajuda de um sistema integrado de gestão empresarial (ERP).
Outra opção é ter um controle em planilhas para facilitar o procedimento de cobrança. Tenha como prática extrair relatórios periódicos (ou até mesmo diários) de títulos não pagos e adote uma sistemática de cobrança. Quanto mais tempo em atraso, mais duras deverão ser as medidas para reaver os valores em aberto. Ainda, lembre-se de registrar os históricos das cobranças para auxiliar na gestão.
Estas são apenas algumas sugestões de medidas, e outras podem ser adotadas em seu negócio. Lembre-se de que a inadimplência pode afetar os resultados e a saúde de um empreendimento, e por isso é um tema que exige atenção e controle permanentes.
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