
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas Consultoria

Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
A busca por um estilo de vida mais saudável faz parte cada vez mais da rotina dos brasileiros. O interesse por tudo que engloba uma maior qualidade de vida vem aumentando, e isso se reflete também no mercado consumidor. O setor de alimentação saudável está em amplo crescimento. Prova disso é um estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor International, de 2017, que apontou que o mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil cresceu, nos cinco anos anteriores, em média 12,3% ao ano e que apenas em 2016 foram R$ 93,6 bilhões em vendas nesse setor no País.
A expressão “alimentação saudável” pode soar ampla e genérica, mas se refere basicamente à ingestão equilibrada e variada dos grupos de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo humano, como proteínas, fibras, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. E quanto mais natural for o alimento, mais saudável também será, uma vez que os industrializados possuem substâncias que prejudicam o nosso corpo, como corantes e conservantes. Uma alimentação saudável, dessa forma, nada mais é do que a ingestão de vários tipos de verduras, frutas, legumes, grãos e cereais, de preferência orgânicos, de forma balanceada, evitando o consumo de alimentos processados.

Nesse sentido, o mercado desse tipo de alimentação é composto por negócios voltados ao cultivo, produção e fornecimento de comidas mais naturais e com ingredientes benéficos ao organismo humano. E atentos a essa demanda crescente dos consumidores por uma alimentação mais saudável, muitos produtores e empreendedores estão ingressando e investindo nesse setor.
Segundo Maria Tereza Bertoldo Pacheco, pesquisadora da área de Química de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), ligado à Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, vem aumentando a produção de quinoa, linhaça, goji berry, açafrão e chia, os quais fornecem uma série de benefícios ao corpo humano.
Junto com o crescimento da produção de itens mais saudáveis, torna-se interessante também o setor de estabelecimentos que revendem esses tipos de produtos, como lojas, mercados e feiras especializadas.
Mas além de comidas mais saudáveis, o brasileiro também está em busca de poupar tempo nas refeições, o que é reflexo da vida urbana de grande parte da população. Dessa forma, também ganham destaque nesse setor as comidas já prontas para consumo e com um bom valor nutricional, bem como restaurantes e lanchonetes que trazem em seus cardápios opções de pratos leves, mais naturais e com baixo valor calórico.
Com tantos indicadores de crescimento, o mercado de alimentação saudável mostra-se, assim, como uma grande oportunidade para quem visa investir em empresas desse perfil. E com isso ganha também a população brasileira, que vai tendo opções cada vez mais acessíveis de refeições nutritivas e que promovem mais saúde e bem-estar.
Veja também:
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.