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Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
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O brasileiro passa mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma de mídia, e, portanto, as formas de ofertas produtos e serviços aos usuários mudaram. Não basta mais investir apenas em propagandas tradicionais. O empresário, independente do tamanho do seu negócio, deve ficar ligado aos novos hábitos dos consumidores. Em um universo conectado, é vital traçar uma estratégia de comunicação que te diferencie dos concorrentes. Mais do que investir em novas tecnologias, a empresa deve entender a nova cultura digital do mercado e expandir os modelos de negócios, serviços e criação de novos produtos.
Alcançar o sucesso para surfar na nova onda da transformação digital requer uma diretriz estratégica, que esteja alinhada com o modelo de gestão. Todo o processo precisa ser desenvolvido com o pensamento no comportamento do consumidor, garantindo que o produto ou serviço gere mais valor a ele. A adaptação da empresa na transformação digital é uma jornada que deve estar sempre em processo de aperfeiçoamento. Investimento em tecnologia e estrutura é fator determinante para oferecer ao cliente uma boa experiência de compra virtual. A empresa deve se concentrar em acompanhar o estoque em tempo real e em diferentes canais, além de monitorar o comportamento de compra dos seus clientes, para aumentar a possibilidade de conversão do canal digital.
Oportunidade de aprendizado
Uma grande oportunidade de aprendizado com relação à atual revolução digital é o Big Show, que anualmente reúne o varejo mundial em Nova York. Promovido pela National Retail Federation (NRF), o evento tem duração de três dias com intensos debates e apresentações dos principais atuantes do segmento, apresentando as principais inovações tecnológicas e estratégicas do mercado.
No evento de 2018, a varejista americana Amazon foi fonte de inspiração para as demais empresas atuantes no setor. A gigante é lembrada por mais de 50% dos americanos quando o assunto é compras online. A Amazon seguiu um roteiro para chegar ao topo do segmento: trabalhou as operações on e off-line de forma unida e inteligente, organizou dados do histórico de compra dos clientes e identificou comportamento do consumidor, o que possibilita que a empresa desenvolva soluções personalizadas para os compradores.
Dentro desse espírito há também alguns aspectos importantes a serem considerados para quem empreende no setor varejista e pretende expandir o mercado para as plataformas digitais:
Omnichannel
A convergência de todos os canais utilizados pela empresa. O conceito permite que o consumidor use todos os canais simultaneamente, assegurando que a experiência na loja física seja complementada pelo atendimento digital.
Inteligência Artificial
Com o uso da IA (ou AI na sigla em inglês) é possível detectar o momento de decisão do cliente e disponibilizar uma oferta personalizada, por exemplo. A automatização de uma série de tarefas através do conceito de Machine Learning tem ganhado destaque na agenda de mudanças do varejo. O Machine Learning trabalha com algoritmos que analisam os dados do sistema em tempo real e gera soluções e tomadas de decisões de maneira ágil e eficiente.
TI no centro do negócio
Operações de varejo sem tecnologia já não são mais possíveis. Investir em TI é identificar as diretrizes do negócio e direcionar o plano de ação para a entrega da melhor solução e do melhor produto ao cliente. A tecnologia diminui os riscos associados aos processos de produção e é uma grande aliada na organização e padronização das experiências.
As startups
Elas se fundamentam no artifício de solucionar o problema de um número elevado de pessoas. Com o advento da tecnologia, as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, novas soluções surgiram.
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