Mais buscados: mei CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Fabiano Cislaghi Dallacorte
Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.
A globalização e os avanços tecnológicos têm causado fortes impactos na indústria mundial. Para que as empresas se adaptem aos novos conceitos industriais, é necessário desenvolver mecanismos para otimizar os processos e procedimentos que mantenham a competitividade da empresa diante de um mercado tão acirrado. Através da redução contínua de desperdícios, é possível aumentar a qualidade e a flexibilidade dos processos de produção. Dentre as práticas mais aplicadas para aperfeiçoar a produção está o método de lean manufacturing, ou manufatura enxuta, que prevê uma série de ações planejadas e avaliadas para que toda a organização se adapte ao novo conceito e elimine desperdícios.
Alguns autores classificam o segmento metalmecânico como um dos precursores do sistema de produção enxuta no País, mas muitas empresas não alcançaram os resultados desejados e interromperam o processo. Para obter êxito na implantação do conceito é preciso ter uma visão clara e aprofundada de como deve ser o novo ambiente de produção; é essencial que toda a organização esteja inserida na nova filosofia; é preciso planejar e definir as direções a serem tomadas para conduzir a inserção no novo método; é preciso ter foco para direcionar os mecanismos de funcionamento da nova dinâmica; e adequar o fluxo de produção através do layout e do estudo das movimentações.
O processo de lean manufacturing é o mecanismo mais barato e mais efetivo para que as pequenas indústrias do setor metalmecânico balanceiem a produção e reduzam desperdícios, efetivando uma melhoria no aumento do rendimento. O desenvolvimento de melhorias pode significar a sobrevivência das empresas, principalmente em um momento em que os clientes exigem produtos com maior qualidade e menos custo. Com a aplicação de uma produção enxuta, é viável reduzir os custos nos processos produtivos, aumentando a competitividade da empresa e expandindo a participação da marca no mercado. A melhor definição desse conceito é entender o que é valor para o cliente e oferecer maior valor agregado, sem desperdícios.
Veja também:
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.