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MVP: o que é e como fazer

atualizado em: 10/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

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A empresa disponibilizará o produto ou serviço, ainda em desenvolvimento, a um grupo de potenciais clientes, para que façam a experimentação

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Embora se encontrem outras definições para startup, a mais moderna – e adotada pelo Sebrae – é a que diz que startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Mas apostar nesse modelo de negócio é arriscado, afinal, o grupo de pessoas envolvidas nesse tipo de situação costuma trabalhar em um cenário de incertezas, sem garantias de que o produto ou serviço conseguirá seu espaço no mercado. Em uma esfera de imprecisão, é vital que o empreendedor conheça o “Minimum Viable Product”, ou MVP, que, em português significa Produto Minimamente Viável.

O conceito do MVP é bem simples e prático. Trata-se de testes primários a serem realizados pela startup a fim de legitimar a viabilidade e funcionalidade do produto oferecido. Na prática, a empresa disponibiliza o produto ou serviço ainda em desenvolvimento a um grupo de potenciais clientes para que eles façam a experimentação. Caso o feedback seja positivo e o consumidor enxergue uma necessidade no item disponibilizado, o empreendedor deve reparar as possíveis falhas apontadas pelos usuários e posteriormente investir no lançamento integral do produto.

MVP: o que é e como fazer

A prática da modalidade MVP está intimamente ligada ao conceito de “Lean Startup”, ou “Startup Enxuta”. O entendimento do Lean é desenvolver estratégias que inibam o desperdício de capital e possibilitem um cenário menor de incertezas para o lançamento do produto/serviço. Para desenvolver um MVP de qualidade, é preciso apostar em ferramentas de baixo custo e que atraiam o interesse dos consumidores.

Por exemplo, criar uma landing page para captar o cadastro dos interessados e em seguida construir um balanço do perfil do possível consumidor para direcionar a criação do produto ou serviço. E a última etapa seria a criação do MVP propriamente dito, convidando uma parcela de pessoas cadastradas para conhecer e usufruir das funcionalidades do que está sendo oferecido.

Um planejamento de MVP bem estruturado garante que o produto chegue ao mercado com maior possibilidade de sucesso. Apesar de ser um processo longo, é vital que as novas empresas busquem praticá-lo caso não queiram correr o risco de ver o negócio naufragar. É imprescindível que o parecer dos testes realizados com os consumidores seja minuciosamente estudado e sirva para a melhoria contínua do produto/serviço.

 

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