Mais buscados: MEi Credito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Novos sonhos, ideias e descobertas de novos lugares inspiram as próximas viagens. Analisando a evolução dos hábitos de turismo e informações de comportamento em nível global dos turistas, listamos a seguir o que estimulará as pessoas a conhecerem um novo destino.
Longe da superlotação de turistas. As cidades mais vazias e baratas têm encantado os viajantes, como locais históricos e importantes culturalmente.
Em 2017, a tendência era procurar por “comidas bonitas”, que pudessem facilmente gerar curtidas no Instagram. Para isso, as pessoas comiam nos melhores restaurantes do mundo. O futuro, por sua vez, tende ao oposto. A busca agora é por uma gastronomia cada vez mais barata, porém autêntica. De acordo com o “Momondo”, o local ideal para encontrar isso é em mercados e até mesmo com a comunidade local. Sites como “EatWith” e “MealSharing” permitem agendar refeições com moradores da região.
Turismo como “descoberta de si” e “descoberta local”. Os viajantes tendem a substituir os destinos clichês por locais desafiadores, como completar a maratona de Nova York, escalar o Monte Kilimanjaro e percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Essa onda cultural teve início em 2017 e consiste em “mergulhar” na cultura local, entrando em contato com a comunidade para adquirir conhecimento.
Misturar o lazer com os negócios, já que as pessoas passam cada vez mais tempo em viagens a trabalho distantes de casa – seja para finalizar negócios ou por motivos pessoais, para conhecer o local. Parte disso se deve principalmente ao aumento da rede de internet sem fio pelo mundo, além dos avanços nas ferramentas de comunicação. Há, inclusive, um programa que dá dicas sobre como lidar com longas jornadas de trabalho fora de casa, como o “Remote Year”.
Maior interesse por viagens em família, geram procura por destinos com atrações para todas as idades.
Sustentabilidade é uma temática em alta no mundo todo. Mas agora o turismo tende a ser mais “consciente”, e os visitantes se interessam pelos impactos que sua viagem trará. Os turistas têm buscado destinos “eco-friendly”.
O conceito evoluiu e está mais ligado à ideia de propósito. É a satisfação pessoal, jornada interior, viagem transformadora. A escolha é “quem eu quero ser” e não “para onde eu vou”. Mais do que conforto, serviço impecável e personalização, empresas precisam estar preparadas para oferecer experiências únicas e transformadoras em destinos exóticos, remotos ou pouco convencionais.
E é sempre bom lembrar: os viajantes buscam, além das viagens, aprendizados e experiências legítimas! Cabe aos destinos – e empreendedores no segmento – compreenderem e explorarem seus diferenciais e criarem novas experiências.
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.