Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Mercado

A onda da customização e a fidelidade do cliente

atualizado em: 05/12/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
A sensação de ter uma peça exclusiva e pensada pelo próprio cliente é, sem dúvida, um desafio e uma enorme oportunidade para a indústria e o varejo de moda

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A onda da customização chegou ao Brasil no final dos anos 90, logo após a onda do comportamento individualista se espalhar pelo mundo. O ato de buscar maneiras para se diferenciar dos demais, utilizando componentes que enriquecem a roupa com criatividade e personalidade, criou um novo conceito de moda.

Nesse movimento, os consumidores se sentem cocriadores da marca, e as lojas oferecem possibilidades para que os clientes criem suas próprias roupas. Trata-se de um tipo de relacionamento mais próximo, e, portanto, uma oportunidade de fidelizar o cliente. Aqui está em jogo a possibilidade de se criarem peças sob medida, com cores ou estampas personalizadas.

Aproveitando esse movimento de comportamento de consumo, a marca carioca Reserva criou a sessão “Faça Você”. No próprio e-commerce deles existe a possibilidade de o consumidor customizar camisetas estilo T-Shirt com textos e imagens próprias. Também temos exemplos internacionais, como as marcas de artigos esportivos Nike e Adidas, que também oferecem esse serviço para os seus clientes, possibilitando criar itens totalmente customizados.

Customização com sentido

Quando se pensa em melhorar a experiência do cliente oferecendo alternativas para que ele coloque seu jeito no produto, é importante enfatizar que as ações de customização precisam fazer sentido tanto para o produto vendido quanto para o cliente em questão. Normalmente, a participação de um profissional especialista, que saiba fazer as intervenções nas peças de vestuário qualifica muito a experiência do cliente no processo de customização. Quando o produto é entregue na hora e o cliente pode sair da loja com a peça pronta, a sensação de satisfação é ainda maior.

Parece que a customização veio para ficar. Os consumidores sabem que podem exigir isso das marcas. Eles querem se sentir especiais e estabelecer conexões emocionais com os produtos. A sensação de ter uma peça exclusiva e pensada pelo próprio cliente é, sem dúvida, um desafio e uma enorme oportunidade para a indústria e o varejo de moda.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

02 de Julho de 2024

Kick-off Inove: evento busca desenvolver o ecossistema de inovação de Santiago

SAIBA MAIS

 

01 de Julho de 2024

Mais de 750 empreendedores rurais já se inscreveram para receber a consultoria Sebraetec Supera

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: