Mais buscados: mEI credito SEI Boas praticas Consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Estamos vivendo um momento de plenas revoluções tecnológicas, que transformará todo o conceito de trabalho e relacionamento entre pessoas e empresas. A chamada quarta revolução industrial está sendo marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, apresentando novas oportunidades e desafios para os negócios. A Inteligência Artificial (IA, ou AI na sigla em inglês) é protagonista nesse processo.
A definição de IA está intimamente ligada ao poder de as máquinas atingirem capacidades similares às dos humanos. Desse modo, a máquina terá poder decisório, perceptivo e deliberativo, de forma racional e inteligente. Estudo da conceituada consultoria Research and Markets mostra que o mercado mundial de produtos de inteligência artificial deve movimentar cerca de US$ 23,4 bilhões até 2025.
Independente do ramo de atuação das empresas, as soluções inteligentes facilitam a dinâmica dos trabalhos e torna os processos mais rápidos e produtivos. A inteligência artificial já tem e terá cada vez mais um papel importante na tomada de decisões das empresas. Softwares permitem, através dos dados armazenados na base, análises de tendências que se dão por meio da interpretação desses arquivos, e o foco do trabalho se baseia nas previsões dos negócios, disponibilizando um panorama de ações determinantes para o sucesso das empresas. O uso desse mecanismo também contribui para a prevenção de crises, permitindo a atuação das organizações de forma antecipada ao surgimento dos problemas.
A tecnologia vem transformando os processos industriais de forma impactante. Com a implantação do conceito de Indústria 4.0, a chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é um termo já conhecido pelas empresas brasileiras. No Fórum Mundial de Davos, os acadêmicos enumeraram as definições de transformação tecnológica nos processos de produção com a Revolução Industrial 4.0 – nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.
A modalidade IoT, por exemplo, reúne produção inteligente, maior capacidade operacional e descentralização na tomada de decisões. A tecnologia permite sintonizar os trabalhadores com as máquinas. Com a transição, o novo modelo de indústria prevê a produção de acordo com a demanda, flexibilizando e alternando as tarefas entre as máquinas. O processo é acompanhado em tempo real, com dados precisos e com a segurança de tomadas de decisões em qualquer estágio da produção, evitando desperdícios e prejuízos.
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.