Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Crédito sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Definição

Negócio tradicional ou inovador? Qual o modelo ideal para sua empresa?

atualizado em: 14/05/19
Carolina Niederauer

Carolina Niederauer

Semente Negócios

COMPARTILHE
A escolha entre um modelo ou outro dependerá de quais são suas expectativas com o negócio

Engana-se quem pensa que toda empresa nasce igual. Os caminhos e as formas para quem pensa desenvolver um negócio tradicional são completamente diferentes de um negócio inovador. Conhecer essa diferença é muito importante para qualquer um que esteja pensando em abrir um novo negócio, seja um restaurante ou uma startup. Negócio tradicional ou inovador: qual o melhor formato para sua empresa?

Para ajudar esclarecer o assunto, descubra as principais diferenças entre esses tipos de negócios e saiba qual é o ideal para você. É empreendedor ou pretende abrir uma empresa? Então, esse texto é para você, vamos lá!

A primeira coisa que precisamos saber é: negócio tradicional ou inovador, qual a diferença?

Basicamente, o que diferencia negócios tradicionais de inovadores é o nível de incertezas de cada um deles. Ou seja:

Quanto mais tradicional for o seu negócio, menor o nível de incertezas.

Para ficar mais claro, um negócio tradicional é aquele que trabalha para resolver uma necessidade amplamente conhecida e está inserido em um mercado consolidado, ou seja, previsível. Um mercado cujo histórico e os dados estão disponíveis e podem facilmente serem consultados para que o negócio seja planejado.

Do outro lado, um negócio inovador é aquele cujo nível de incerteza é maior justamente porque o mercado em que ele está inserido muitas vezes nem existe.

Esse tipo de negócio nasce a partir da inexistência de um produto ou serviço que atenda a um problema real. É justamente por isso que o nível de incerteza é maior: o público-alvo ainda não está claro; muitas vezes não há tecnologia para desenvolver o produto; é difícil saber como é possível ganhar dinheiro com esse negócio; etc.

A escolha entre um modelo ou outro dependerá de quais são suas expectativas com o negócio. Se a ideia for correr menos risco, ter maior previsibilidade e controle, então podemos dizer que um negócio tradicional, como, por exemplo, um restaurante, uma loja ou quem sabe uma padaria, seja a melhor escolha.

Agora, se você está pensando em um negócio disruptivo, escalável e que permita o crescimento sem influenciar no seu modelo, talvez um negócio inovador, como, por exemplo, uma startup, seja a melhor opção.

Enquanto um negócio tradicional nasce motivado por uma necessidade, uma startup surge pela oportunidade.

O que é uma startup?

Tenho certeza de que ultimamente você já deve ter ouvido muito essa palavra por aí. O uso do termo startup vem sendo muito disseminado nas últimas décadas, e muitas pessoas que estão iniciando uma empresa se perguntam se o seu negócio é uma startup.

O termo startup surgiu em meados dos anos 1990 nos Estados Unidos. A expressão “start up” remete à ação de colocar algo em movimento. No mundo dos negócios, trata-se de uma organização temporária dando os primeiros passos. No entanto, isso não significa que todo novo empreendimento é uma startup. Muitas pessoas confundem essas ideias!

Segundo alguns dos principais autores:

“Startup é uma organização temporária, criada para buscar um modelo de negócio replicável e escalável.” – Steve Blank

“Startup é uma instituição humana desenhada para entregar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.” – Eric Ries

Desde o seu nascimento, uma startup é projetada para crescer e ser escalável. A escalabilidade é uma premissa fundamental desse tipo de negócio, ou seja, é uma característica que faz com que a empresa consiga atender a uma demanda cada vez maior, com padronização e sem aumentar os custos na mesma medida.

Mas afinal, o que diferencia um negócio tradicional de uma startup?

· Um negócio tradicional tem nível menor de incerteza que uma startup;

· Um negócio tradicional tem risco menor que um startup;

· Uma startup tem nível de inovação maior do que um negócio tradicional;

· Uma startup tem escalabilidade maior que um negócio tradicional.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre um negócio tradicional e um negócio inovador, você saberia dizer com propriedade que tipo de negócio é o seu?

Lançar-se como empreendedor e escolher entre um negócio tradicional ou uma startup requer uma boa análise e a identificação das suas expectativas com esse negócio. Muito além da necessidade de ter a própria empresa, é preciso conhecer as potencialidades do mercado e se você está disposto a correr os riscos existentes.

Para te ajudar nessa jornada, conheça as soluções online e/ou presenciais do Sebrae. Acesse www.sebraers.com.br ou ligue 0800-5700800.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: