Mais buscados: mEI Credito sei Boas Praticas consultoria
Miriam de Lourdes Menezes da Silva
Gerência de Soluções
Levantamento do Serasa Experian divulgado em setembro do ano passado apontou que o primeiro semestre de 2018 registrou o maior número de abertura de empresas. Segundo o documento, foram 1.262.395 companhias criadas no período, melhor resultado desde 2010, início da medição. O crescimento na comparação com os primeiros seis meses de 2017 foi de 10,5%. Ainda segundo o estudo, do total de empresas novas registradas no período, 81,8% eram de microempreendedores individuais, os chamados MEIs. Ou seja, essa modalidade de empreendedorismo está atraindo cada vez mais gente, mas não basta apenas a vontade: o Microempreendedor Individual precisa saber como planejar um pequeno negócio que seja sustentável.
Os principais setores que viram novas empresas surgirem foram serviços de alimentação (8,1%), higiene e embelezamento pessoal (7,6%), reparos e manutenção de prédios e instalações elétricas (7%) e comércio de confecções em geral (6,4%).
De acordo com economistas do Serasa, o resultado reflete o que tem sido chamado de “empreendedorismo por necessidade”, ligado diretamente aos sinais ainda lentos de recuperação da economia brasileira e ao número baixo de criação de empregos no país.
É nessa realidade que reside a máxima de que uma crise pode se transformar em oportunidade. A constatação de que o mercado de trabalho está mais fechado para quem procura emprego pode se transformar no impulso necessário para colocar em prática um desejo dormente de empreender.
Mas a decisão de iniciar seu próprio negócio precisa vir sustentada por um arcabouço de informações: como planejar, por que planejar e como abrir um MEI, como fazer um plano de negócios e o que significa planejar as finanças numa empresa. Somente com as ferramentas adequadas é possível evitar que o sonho de abrir um negócio próprio não saia do rumo ao primeiro sinal de turbulência.
Uma das maneiras de não perder a rota é ter o mapa adequado para seguir pelo traçado. No e-book “Como Planejar um Pequeno Negócio”, o Sebrae RS oferece informações mais do que necessárias para o empreendedor. A publicação, disponível para download gratuito, traz orientações fundamentais para qualquer empreendedor que decida abrir um negócio como MEI.
MEI é aquele profissional que trabalha por conta própria e que, por meio do Portal do Empreendedor, regulariza sua atuação profissional nos parâmetros da lei complementar 128, de 2008. A categoria estabelece R$ 81 mil por ano como limite de faturamento bruto e permite até um empregado que receba salário mínimo ou o piso da categoria. O Sebrae foi um dos principais articuladores da criação da lei e das suas atualizações, expandindo os benefícios da legislação.
Metas e objetivos
Ainda que o ambiente estabelecido a partir do MEI seja favorável ao empreendedor solo, é preciso estabelecer uma rota segura para que, mesmo pequeno, seu empreendimento seja robusto e sustentável.
Para isso, é preciso planejamento e saber onde se quer chegar. É o seu plano que vai leva-lo ao destino final. Esse caminho precisa contar com metas e objetivos. Se o objetivo é o que se deseja alcançar, a meta estabelece o quanto se deseja alcançar e em que prazo.
As metas de um empreendimento devem ser mensuráveis, exequíveis – tentar um passo maior do que o possível pode ser o caminho mais curto para o fracasso – e precisam ser significativas para seu negócio, factíveis e com prazos definidos para serem realizadas.
É importante olhar o conjunto que forma um empreendimento, não só para um ou outro aspecto dele. Quem sabe planejar conhece a fundo seu produto ou serviço oferecido, e é esse conhecimento que sustenta uma estratégia sólida. Ela precisa estar baseada em tudo o que está relacionado ao que se vende e como vende.
Seu planejamento precisa envolver o controle de entradas e saídas de dinheiro e também seu posicionamento no mercado, considerando as necessidades do consumidor e o que fornecedores e concorrentes já oferecem.
O e-book do Sebrae RS explica algumas ferramentas úteis na gestão de um negócio, tais como PDCA (iniciais em inglês para Planejar, Fazer, Avaliar e Agir) e 5W2H (iniciais das perguntas O fazer?, Por que fazer?, Onde fazer?, Quem fará? Quando fazer?, Como fazer? Quanto vai custar?).
Na publicação, também há exercícios práticos que ajudarão o empreendedor a responder a essas e a outras questões relativas ao desenvolvimento de seu negócio, além de jogos como caça-palavras e palavras-cruzadas, que ajudam a fixar o conteúdo aprendido.
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.