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Como ter ideias criativas e inovar na prática

atualizado em: 03/06/19
Tanara Souza

Tanara Souza

Gerência de Soluções

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O ato de errar é muito importante para a criatividade e para a inovação, é o primeiro passo para que a pessoa consiga se colocar em ação para gerar alguma coisa

Para empreender, é preciso coragem, ousadia e, claro, inovação e criatividade, pois é isso que vai atrair clientes e tornar o negócio sustentável. Mas a criatividade não é algo que “aparece” em um raio ou que brota milagrosamente na mente de cada um. Da mesma forma, inovação não é coisa só de “gênios”, mas fruto de trabalho duro e foco. Essas duas características podem ser estimuladas. Portanto, para inovar na prática é essencial aprender e treinar algumas técnicas que, com o tempo, vão se tornando habituais.

Ao buscar aprender como abrir uma empresa, e mesmo depois de ter o negócio funcionando, desenvolver a empatia e o processo criativo são dois caminhos para alcançar esse fim.

Modelo mental restrito

A educação e os valores da sociedade que nos cercam nos trazem muito subsídio para avançarmos ao longo da nossa vida. Mas também trazem coisas negativas, visto que nosso modelo mental acaba sendo moldado por práticas limitantes. Um exemplo: muitas vezes ao longo da nossa história aprendemos que não podemos errar. Mas o ato de errar é muito importante para a criatividade e para a inovação, é o primeiro passo para que a pessoa consiga se colocar em ação para gerar alguma coisa.

Ou seja, se o objetivo é ser criativo tanto no empreendedorismo quanto na vida, é preciso olhar para essa realidade que nos moldou e desbloquear o potencial dentro de cada um.

Empatia para inovar na prática

Dentro desse quadro, a empatia é uma das características mais essenciais para qualquer empreendedor. É uma capacidade que não fomos estimulados a fazer e que precisamos desenvolver. Ela significa conseguir se colocar no lugar do outro. Atualmente, a nova era dos negócios está focada nas pessoas e em suas necessidades. Ou seja, precisamos adaptar os produtos e serviços aos desejos dos consumidores, e não o contrário, como vinha sendo feito há tempos.

Se o empreendedor ajusta processos e produtos para o que as pessoas desejam, então ele naturalmente estará sendo mais criativo e inovador. Há uma série de formas de se colocar a empatia em prática, e uma delas é bem fácil: o empreendedor precisa sair de casa, sair da frente da tela do computador e do celular, e começar a olhar as pessoas e saber quem está utilizando determinado produto ou serviço. E, a partir de observação e pesquisa, saber:

  • Quem são essas pessoas?
  • Como elas são?
  • O que elas pensam?
  • O que elas sentem?
  • Como eu me sentiria em seu lugar?

Também é importante anotar seus próprios sentimentos em diversas situações em que observa as pessoas: está confortável ou desconfortável? Seguro ou inseguro? Algo poderia resolver seu problema ou desconforto?

A partir daí, é possível pensar de forma inclusiva em produtos e serviços que atraiam as pessoas. Nesse ponto, é preciso deixar o pensamento fluir. Para ter boas ideias, é preciso antes de tudo ter muitas ideias, sem julgá-las, e colocá-las no papel. E depois chamar amigos e potenciais clientes para que opinem sobre as ideias e, assim, começar a construir o negócio de forma conjunta.

 

Mapa da Empatia e Mural Criativo

Como suporte nesse processo, existe uma ferramenta muito útil: o Mapa da Empatia, voltado a saber como a pessoa costuma julgar os outros. É uma ferramenta estilo Canvas, que ajuda a entender o que as pessoas estão pensando e sentindo, o que pode ser diferente do que ela fala e faz.

E a criatividade também pode ser aprimorada se pensarmos de forma visual. Aí entra outra ferramenta importante: o Mural Criativo, que vai agregar ideias em forma de imagens, que podem ser realocadas e combinadas de forma a criar conceitos para um negócio, produto ou serviço. A contribuição de futuros clientes nesse painel é essencial, pois, muitas vezes, uma imagem que usamos para representar determinado conceito pode não ser a mesma imagem que seu potencial cliente coloca no Mural. Então isso tem que ser avaliado e, quem sabe, modificado.

Se você quer se aprofundar no tema para transformar seu negócio, tudo isso que foi descrito e muito mais pode ser aprendido no curso gratuito do Sebrae RS “Como ter Ideias Criativas e Inovar na Prática”.

 

Saiba mais sobre o curso

Objetivo

Estimular a criatividade nos negócios através de curso online sobre Design e Empreendedorismo. Foco na descrição de ferramentas criativas e aplicação prática demonstrada em histórias de Empreendedores criativos. Abordagem sobre processos criativos utilizados no Design e que podem ser aplicados ao Empreendedorismo de forma criativa para potencializar o negócio.

Público-Alvo

  • Potenciais empresários e empresários que queiram identificar seu potencial criativo e superar-se com práticas inovadoras.

Conteúdo

O conteúdo do curso estimula o participante a desenvolver as seguintes competências:

  • Reconhecer-se como um profissional de potencial criativo.
  • Compreender o conceito de criatividade e a importância do pensamento criativo para a abertura e a gestão de sua empresa.
  • Identificar seu potencial criativo diante da concorrência e do mercado empresarial
  • Associar criatividade e empreendedorismo para elaboração e adoção de práticas inovadoras na gestão de seu empreendimento.
  • Identificar soluções criativas para superar os problemas.

Quer fazer o curso?

Acesse gratuitamente: “Como ter Ideias Criativas e Inovar na Prática”

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