
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

SEBRAE RS
Redação
Eduardo da Costa Goerl morava em Bagé. Quando estava dando instrução para um piloto agrícola, em 2008, sofreu um acidente aéreo. A experiência lhe deu a ideia de criar a Arpac, empresa de Porto Alegre especializada em aplicar defensivos químicos e biológicos em lavouras. Quase dez anos depois, surgiram os primeiros drones, criados pelo Eduardo e outros dois amigos. Eram máquinas complexas de 25 quilos, que precisavam voar de forma automática e aplicar os defensivos nas lavouras.
Quando começaram com a ideia, o equipamento apresentava uma média de oito falhas para cada dez tentativas de voos. O número é medido através de um indicador chamado FPF (Failures per Flight). Foi quando surgiu a necessidade de procurar ajuda. Eduardo, então, estruturou um projeto e submeteu ao Edital Sebrae de Inovação, que apoiou projetos de inovação dos pequenos negócios com potencial de alto impacto e elevada capacidade de se diferenciar e gerar valor por meio da inovação, concorrendo com aproximadamente outros 200 projetos.
A empresa foi selecionada e começou, então, uma parceria com o Sebrae RS, em que desenvolveram e aprimoraram esta ideia de negócio. “Através deste Edital, apoiamos financeiramente e realizamos o acompanhamento da execução técnica e financeira do projeto, dando suporte para o desenvolvimento da ideia. A Arpac certamente é um dos bons cases deste programa”, comenta o gestor de projetos do Sebrae RS Gustavo Schneck Moreira.
O resultado: “chegamos ao final desta safra (2018) com o indicador reduzido para 0.05% de falhas. Com esta evolução, conseguimos operar quatro drones e somar 12 mil hectares tratados. O projeto do Sebrae RS teve participação relevante nestas conquistas, por permitir a contratação de professores doutores e alunos capacitados para resolver questões técnicas”, comenta o diretor executivo da Arpac, Eduardo da Costa Goerl.
A empresa presta serviços para a Raízen, Usina São Martinho, Coopercitrus, BASF, Syngenta, entre outros. Além disso, recentemente, fecharam uma rodada de investimento com a participação do DroneFund (fundo japonês que investe em várias grandes empresas de drone do mundo), com a Moor Capital e ainda com o Francisco Forbes, diretor global do Hyperloop (iniciativa de Elon Musk), garantindo a ampliação da Arpac.
“Para a próxima safra já vamos operar em quatro estados (Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso) e seguimos comercializando novas operações de imagem e pulverização localizada”, comenta o empresário. Saiba mais emhttp://www.arpacbrasil.com.br/.
Ficou interessado?
Oportunidades como essa terão uma nova versão através do Edital Tecnova, que irá selecionar propostas para pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores desde a fase de pesquisa até a comercialização pioneira, de micro e pequenas empresas localizadas no Rio Grande do Sul.A previsão de lançamento é em setembro. Fique ligado!
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.