Mais buscados: Mei credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
A Internet das Coisas chega para revolucionar não apenas o dia a dia das pessoas ao conectar aparelhos – de eletrodomésticos a automóveis – à internet. Mais do que avisar o que falta na geladeira, a tecnologia representa bem-estar aos usuários.
Isso porque permite o monitoramento frequente por parte dos médicos, diagnósticos ainda mais precisos e a descoberta de novas possibilidades de tratamento – explica Felipe Lourenço, especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e CEO do iClinic. Com as inovações tecnológicas que estão surgindo, diz Lourenço, acompanhar e monitorar os pacientes, em tempo real, se torna uma possibilidade viável e muito prática.
E a possibilidade de crescimento é exponencial. Estudos indicam que é na área da saúde que estarão os principais impactos da tecnologia. É o que mostra pesquisa da McKinsey Global Institute, realizada em 2015, ao prever que a IoT movimentará entre US$ 4 trilhões e US$ 11 trilhões no setor em 2025.
Entre as tendências, estão tecnologias vestíveis (aparelhos conectados diretamente com o usuário), softwares de gestão, aplicativos e plataformas de diagnóstico. Hoje, por exemplo, já é possível utilizar pulseiras inteligentes que acompanham batimentos cardíacos e pressão arterial. É apenas o começo.
O uso da tecnologia abrange todos os setores envolvidos, como prevenção, atendimento, exames e home care, abrindo diversas possibilidades de negócios. Lourenço lembra que é preciso ter em vista a questão da segurança, pois é fundamental manter o sigilo das informações que vão passar por essas ferramentas.
Embora os desafios sejam diferentes de acordo com a realidade de cada profissional, um em é comum a todos: organizar o volume de dados captados diariamente. Isso porque não basta ter as informações. É preciso fazer uma análise com uma perspectiva única de cada paciente, para que esses dados sejam úteis para o diagnóstico e consequente tratamento – destaca Lourenço.
Assim, surgem muitas oportunidades para que profissionais da saúde invistam na tecnologia da IoT para que os processos sejam otimizados e o relacionamento com os pacientes ainda melhor.
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.