Mais buscados: MeI Credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Thomas Hartmann
Prosperitas Consultoria e Professor na Faculdade Decision de Negócios
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Se você trabalha com turismo, deve ter sentido gravemente o impacto da Covid-19 em suas atividades. No mercado hoteleiro nacional, segundo dados da Omnibees colhidos junto a 3 mil hotéis, o índice de cancelamentos na semana aguda da pandemia foi brutal (veja gráfico adiante).
De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a taxa de cancelamento chegou a 90% durante o mês de março. Para restaurantes, o cenário também é desafiador. Segundo a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento tem caído a taxas de 30% a 70%, com estimativas de cortes de 3 milhões de empregos até o final do episódio.
Diante deste cenário, separei algumas medidas que podem ser adotadas para evitar cancelamentos e, na medida do possível, garantir alguma liquidez durante as próximas semanas. No entanto, vale destacar que sua aplicação deve ser estudada caso a caso com vistas a garantir a sobrevivência do negócio:
Segundo a cartilha “Coronavírus: informações para o setor de viagens”:
Selecione as reservas que você tem para os próximos três meses e entre em contato por telefone com seus clientes para estudar alternativas caso a caso. O fato de ser um comportamento voluntário seu, antecipado, já deverá garantir boa vontade por parte deles. Caso o número de ligações a fazer seja muito grande, WhatsApp e e-mail também funcionam bem. Em última hipótese, utilize SMS.
Boa parte das empresas de turismo tem adotado políticas menos restritivas neste momento. Veja o caso da Marriott, uma das maiores redes hoteleiras do mundo. Ela permitirá alterações ou cancelamentos sem cobranças até 24 horas antes da chegada para os hóspedes com reservas existentes para datas futuras, desde que solicitado até 30 de abril. Como destaque, no entanto, a empresa notifica que é possível efetuar novas reservas com a mesma política. Outros exemplos:
Caso o cliente não queira remarcar, ainda assim, tente evitar cancelamentos a todo custo. Se você trabalhar em uma vinícola que vende experiência, por exemplo, sugira trocar a experiência pela entrega de uma caixa de vinhos com frete gratuito. Se atua em um parque temático, busque transformar o ingresso em um vale que garanta algum brinde adicional, como uma camiseta, caneca ou fotos.
Há um bom volume de empresas de turismo que trabalham com tarifário com prazo temporal de seis meses. Como muitos clientes passarão a remarcar sua data de viagem imediatamente após a fase mais aguda da pandemia – tomando como exemplo o caso chinês –, é importante que você cadastre o calendário com o máximo de antecedência possível nos seus canais de vendas.
Evite parecer intransigente com seu cliente. Demonstre segurança, acolhimento e empatia ao escutá-lo e oferecer as melhores opções possíveis ao cancelamento. Lembre-se que assim que o pico da pandemia passar o turismo ainda existirá e mesmo quem eventualmente tiver cancelado poderá escolher sua empresa para as próximas viagens.
Saiba Mais
Acesse aqui gratuitamente o vídeo que contém mais informações e sugestões sobre esse tema.
Veja Mais
Notícias
27 de Março de 2025Experiência de Harmonização do Sebrae na Expoagro Afubra Impulsiona Vendas e Fortalece Relação entre Agroindústrias e Consumidores
SAIBA MAIS27 de Março de 2025
Garibaldi avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.