Mais buscados: Mei CREDITO sei Boas Praticas CONSULTORIA
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Passo Fundo – Inovação não é só para grandes empresas. Uma escola de Passo Fundo transformou-se em exemplo após implantar as melhorias e soluções propostas pelo programa Agentes Locais da Inovação (ALI), do SEBRAE RS.
Em 2012, a empresária Hana Bao fundou a Escola de Educação Infantil Colinho de Mãe, em Passo Fundo, para atender crianças de 0 a 4 anos de idade. “A escola tem como objetivo oportunizar a essas crianças condições que favoreçam o desenvolvimento das suas potencialidades; proporcionando um ambiente acolhedor, afetivo e lúdico”, destaca Hana. Por isso, a proprietária sempre buscou profissionais com formação em pedagogia. Mas os investimentos em qualidade não impediam a insegurança sobre os rumos do negócio a cada aluno que saía da escola. A situação mudou quando Hana foi convidada a participar do Programa ALI – Agentes Locais da Inovação SEBRAE. “Em abril de 2014, já havia fila de espera para as crianças se matricularem”, comemora a empresária.
O Programa Agentes Locais de Inovação tem duração de dois anos e é gratuito. O objetivo é levar a inovação às pequenas empresas com uma metodologia de realização de diagnósticos que auxiliam na identificação dos principais pontos fortes e oportunidades de melhoria. “O agente vai até a empresa, faz um diagnóstico e a partir do que foi identificado elabora um plano para aumentar o seu grau de inovação. Buscamos o aumento do faturamento, das vendas e de clientes. Para obter eficiência, é importante que o empresário coloque em prática o que foi proposto”, afirma a coordenadora estadual do ALI, Cláudia Rodrigues.
Hana seguiu as proposições do programa e implantou uma série de melhorias e inovações em sua escola. Na área administrativa, um controle financeiro com separação dos custos fixos e custos variáveis, das despesas particulares e comerciais da empresária e o controle de recebimento das mensalidades auxiliaram na gestão financeira do negócio. A partir de uma pesquisa de satisfação e enquete para análise de agregação de novos serviços, com o sorteio de brinde entre os participantes como forma de incentivo as respostas, foi possível confirmar a receptividade dos pais para agregar novos serviços. A escola também criou uma página na rede social Facebook para mostrar as atividades desenvolvidas e fotos, realizou campanha do agasalho e implantou bonificação para professoras em datas especiais. Aulas de música, taekwondo, balé, inglês e danças gaúchas passaram a integrar a grade de atividades da escola. No encerramento do ano letivo, foi organizado um evento circense que envolveu toda a comunidade, de professores, pais e alunos. E a escola passou a elaborar um relatório anual de melhorias e investimentos.
A evolução pode ser comprovada nos resultados da empresa como negócio e nos critérios de inovação. Em 2012, a escola tinha 30 alunos matriculados e, neste ano, são 84 alunos, e fila de espera por vagas. “Ao final do projeto, a Escola de Educação Infantil Colinho de Mãe alcançou uma evolução de 63,15% em seu grau de inovação, sendo que a média esperada para as empresas em geral dentro do programa é de 15%”, analisa agente local de inovação Roberta Monteiro, que acompanhou a empresa. “Além disso, das 13 dimensões que a metodologia aborda, a escola evolui em nove delas, pois, durante todo o período de atendimento a empresária esteve disposta a analisar e implementar as sugestões apresentadas, incorporando a inovação em sua rotina do planejamento, através de pequenas ações que geram um grande resultado.
O Programa Agentes Locais da Inovação é destinado a empresas de pequeno porte.
Notícias
27 de Dezembro de 2024Sebrae RS e Prefeitura Municipal realizam encerramento do primeiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAIS27 de Dezembro de 2024
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.