Mais buscados: MEi Credito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Gustavo Moreira
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
Com a popularização das startups, o termo “lean” começou a ficar mais conhecido. A palavra em geral é traduzida como “enxuto” para o português e designa uma metodologia criada por Eric Ries e explicada no livro “The Lean Startup”, que virou uma leitura obrigatória para quem pensa sobre inovação e empreendedorismo. Nessa abordagem, o foco é eliminar os processos desnecessários, produzir apenas com os recursos relevantes e não ter medo de apresentar protótipos preliminares ao público.
Em vez de começar fazendo um grande planejamento de todos os detalhes do negócio, o empresário é estimulado a pensar os produtos ou serviços da sua startup por meio do lean canvas, uma espécie de diagrama em que se elaboram as atividades-chave, possíveis parcerias, proposta de valor, canais de distribuição, custos e fonte de receita. A etapa seguinte é o customer development (ou desenvolvimento com clientes), em que o empreendedor entra em contato com sua rede de referências para experimentar diversos aspectos do modelo de negócio. Nessa fase, as equipes analisam questões como as demandas do mercado, possibilidades de entrega e preços de venda.
O método lean startup exige conexão direta com os clientes, exigindo que os testes sejam feitos diretamente com eles e trabalhando em pequenos ciclos. Essa ação é nomeada de “desenvolvimento ágil” e também segue a linha de trabalhar apenas com os recursos necessários.
Uma das propostas da lean startup que mais ficou conhecida é a criação de um produto mínimo viável (ou MVP, do inglês Minimum Viable Product). O nome designa a ação de estabelecer uma versão preliminar do produto com funcionalidades mais simples e exigindo menos esforço de aprimoramento. O objetivo é saber se o público se interessa pela ideia e como acontece a interação. As correções são feitas de forma frequente, possibilitando atualizações constantes. Outro elemento que torna o lean startup conhecido é a postura em relação ao erro. Nesse método, entende-se que é necessário ver o erro como parte do processo e como uma oportunidade de aprendizagem.
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.