
Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
Trânsito, violência, filas de banco, escritórios, apartamentos pequenos, alta aglomeração de pessoas: diante do stress da vida nos centros urbanos, muita gente pensa que o melhor seria poder viver em maior conexão com a natureza. Já que não é possível abandonar as cidades de uma vez por todas, uma opção é usufruir dos serviços oferecidos pelo turismo rural. Pelo menos por algumas horas ou dias, o turista pode deixar as preocupações de lado e aproveitar outro estilo de vida.
Para o empreendedor, pode ser uma oportunidade de incrementar a renda gerada pelo negócio principal da propriedade. Na pesquisa Retrato do Turismo Rural no Brasil com foco nos Pequenos Negócios, o SEBRAE revela que a natureza da atividade no Brasil é bastante associada à complementação de receita. As principais atrações oferecidas são aquelas que buscam integrar o visitante à vida no campo. É como abrir as portas e deixar o turista experimentar o cotidiano do ambiente rural, pode-se considerar uma das possibilidades abaixo (ou, é claro, uma combinação delas!).

Visitação: belezas naturais e atividades ao ar-livre atraem turistas, mas você já parou para pensar que muita gente pode ter curiosidade sobre o acervo de objetos históricos da sua família ou sobre o funcionamento de uma agroindústria? A visitação é atividade mais oferecida pelos empreendedores (61%). Talvez você não tenha se dado conta, mas é possível que características únicas da sua propriedade possam se transformar em atrações turísticas.
Gastronomia: se você tem um galpão ou casa disponível, gosta de trabalhar com alimentos e tem habilidades culinárias, pode abrir um restaurante, lancheria ou ponto de venda para produtos típicos da sua região.
Turismo educacional: das crianças aos universitários, estudantes de todas as fases escolares têm necessidade de ir além da teoria. Sua propriedade pode se transformar em um importante recurso didático para temas ligados a Biologia e Geografia, por exemplo.
Hospedagem: se você tem quartos ou casas livres, pode proporcionar uma experiência desejada por muitos turistas. Afinal, desconectar-se da vida na cidade e vivenciar o cotidiano rural é o que muitos procuram. Se quiser criar um espaço especialmente relaxante, pode considerar a possibilidade de abrir até mesmo um spa rural, mas uma pousada simples já pode atrair bastante gente.
Vale lembrar alguns pontos importantes de atenção como:
De acordo com o estudo, apenas 31,5% das propriedades oferecem hospedagem. Degustação de produtos típicos, banhos de cachoeira, trilhas, interação com animais da fazenda, colheita de frutas e verduras – todas estas são opções pelas quais os turistas estão dispostos a pagar. Além disso, 81% das propriedades aproveitam o turismo para comercializar produtos próprios ou da região.
A pesquisa também revelou que, em 88% dos casos, trata-se de uma atividade familiar, o que também leva a uma sensação de proximidade por parte do turista, que pode sentir-se verdadeiramente fazendo parte por alguns instantes daquela maneira de viver mais próxima à natureza.
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.