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Turismo

Alternativa no campo

Turismo rural atrai quem quer fugir da cidade e é oportunidade para empreendedores

atualizado em: 17/01/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

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Para empreendedores rurais, receita gerada com o turismo pode ser complementar à das principais atividades da propriedade

Trânsito, violência, filas de banco, escritórios, apartamentos pequenos, alta aglomeração de pessoas: diante do stress da vida nos centros urbanos, muita gente pensa que o melhor seria poder viver em maior conexão com a natureza. Já que não é possível abandonar as cidades de uma vez por todas, uma opção é usufruir dos serviços oferecidos pelo turismo rural. Pelo menos por algumas horas ou dias, o turista pode deixar as preocupações de lado e aproveitar outro estilo de vida.

Para o empreendedor, pode ser uma oportunidade de incrementar a renda gerada pelo negócio principal da propriedade. Na pesquisa Retrato do Turismo Rural no Brasil com foco nos Pequenos Negócios, o SEBRAE revela que a natureza da atividade no Brasil é bastante associada à complementação de receita. As principais atrações oferecidas são aquelas que buscam integrar o visitante à vida no campo. É como abrir as portas e deixar o turista experimentar o cotidiano do ambiente rural, pode-se considerar uma das possibilidades abaixo (ou, é claro, uma combinação delas!).

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Visitação: belezas naturais e atividades ao ar-livre atraem turistas, mas você já parou para pensar que muita gente pode ter curiosidade sobre o acervo de objetos históricos da sua família ou sobre o funcionamento de uma agroindústria? A visitação é atividade mais oferecida pelos empreendedores (61%). Talvez você não tenha se dado conta, mas é possível que características únicas da sua propriedade possam se transformar em atrações turísticas.

Gastronomia: se você tem um galpão ou casa disponível, gosta de trabalhar com alimentos e tem habilidades culinárias, pode abrir um restaurante, lancheria ou ponto de venda para produtos típicos da sua região.

Turismo educacional: das crianças aos universitários, estudantes de todas as fases escolares têm necessidade de ir além da teoria. Sua propriedade pode se transformar em um importante recurso didático para temas ligados a Biologia e Geografia, por exemplo.

Hospedagem: se você tem quartos ou casas livres, pode proporcionar uma experiência desejada por muitos turistas. Afinal, desconectar-se da vida na cidade e vivenciar o cotidiano rural é o que muitos procuram. Se quiser criar um espaço especialmente relaxante, pode considerar a possibilidade de abrir até mesmo um spa rural, mas uma pousada simples já pode atrair bastante gente.

 

Vale lembrar alguns pontos importantes de atenção como:

  • Avaliar a distância da cidade e qualidade das vias de acesso;
  • Ter consciência que o turismo é uma atividade na maioria das vezes de final de semana, e exige interação e atenção com o público;
  • Avaliar e investir na melhoria da infraestrutura da propriedade, como banheiros;
  • Promover a propriedade, é importante usar ferramentas de marketing, como redes sociais para divulgar as atividades, horários de funcionamento e reserva, cardápio etc.

De acordo com o estudo, apenas 31,5% das propriedades oferecem hospedagem. Degustação de produtos típicos, banhos de cachoeira, trilhas, interação com animais da fazenda, colheita de frutas e verduras – todas estas são opções pelas quais os turistas estão dispostos a pagar. Além disso, 81% das propriedades aproveitam o turismo para comercializar produtos próprios ou da região.

A pesquisa também revelou que, em 88% dos casos, trata-se de uma atividade familiar, o que também leva a uma sensação de proximidade por parte do turista, que pode sentir-se verdadeiramente fazendo parte por alguns instantes daquela maneira de viver mais próxima à natureza.

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