Mais buscados: MEi credito SEI Boas praticas consultoria
SEBRAE RS
Redação
Amigos desde a infância, os empreendedores Michel Rodrigues e Victor Oliveira enveredaram para áreas diferentes do conhecimento depois de adultos. Quando Rodrigues notou que a ferramenta de e-commerce adotada pela empresa na qual trabalhava não atendia às necessidades, buscou no amigo o conhecimento necessário e juntos criaram a AdTools. A startup atua no monitoramento de preços em diferentes lojas virtuais, combate a fraude de cliques e, assim, potencializa os novos negócios do comércio digital. Em 2016, foi a vencedora da Turma 3 do StartupRS, promovido pelo SEBRAE RS.
“Quando vi a oportunidade, não consegui pensar em outra pessoa para montar o negócio comigo. O Victor é perfeito para criar e programar a plataforma que imaginei”, conta Rodrigues. De acordo com Oliveira, a amizade dos dois empreendedores é o que faz a startup seguir em frente, mas também é um fator de risco. “Embora seja mais fácil trabalhar com alguém que você já conhece e confia, também é complicado na hora de ter uma conversa mais séria ou se é necessário tomar uma decisão mais rígida”, alerta. “Com os muitos anos de convivência e amizade temos a tendência de sermos mais complacentes um com o outro e isso nem sempre é o ideal para a empresa”, reconhece.
Hoje a empresa é incubada no Parque Tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, e foi finalista do InovAtiva Brasil 2016.1. “Participar de programas de aceleração de startup, como o StartupRS do SEBRAE RS foi uma grande oportunidade de aprendizado para nós”, revela Oliveira. “Antes éramos apenas duas pessoas brincando de empreender”, completa.
Um dos resultados do crescimento que mais chamou a atenção foi a quantidade de clientes que a empresa atende atualmente. “No início, eram apenas três, sendo uma a empresa em que eu trabalhava e que deu a ideia para criar a AdTools. Passados dois anos, são mais de 70”, descreve Rodrigues.
Feita por amigos, para amigos
Criada oficialmente há um ano, a Cervejaria Old Boys tem como sócios os amigos Guilherme Karam, Lucas Morais e Ederson Martins. Participantes do projeto do Polo Cervejeiro do SEBRAE RS, eles se conhecem desde o tempo do Colégio Militar e sempre tiveram o sonho de empreender juntos, mas não sabiam bem qual seria o negócio. Decidiram então fazer um curso de cerveja artesanal. Primeiramente, testaram as receitas em casa, como fornecedores oficiais dos churrascos de família. Foram quatro anos antes da profissionalização.
Karam comenta que a Old Boys tem como slogan – feita por amigos, para amigos. “Ela reflete a nossa realidade. No nosso caso, a amizade é mais forte e por isso queremos que todos tenham essa experiência com nossa cerveja”, explica. Para o empreendedor, ter uma empresa com seus amigos de infância é uma vantagem única. “Além do clima agradável, é sempre melhor trabalhar com quem a gente gosta”, afirma.
Entretanto, o empresário confidencia que a intimidade nem sempre é boa. “Uma reunião que poderia durar vinte minutos acaba levando quase uma hora ou então temos problemas com as cobranças de um com o outro. Tem momentos em que conhecer o teu colega há vinte anos não é uma boa”, conclui.
Atualmente, a Old Boys é uma cervejaria cigana, ou seja, possui os rótulos, mas a produção é realizada em diversas fábricas. “A empresa hoje se sustenta e já fabricamos o nosso produto em três locais diferentes. À medida que conseguirmos mais pedidos, poderemos construir o nosso próprio local”, anima-se Karam. Ele informa que as fórmulas e os rótulos são próprios, mas ainda dependem da demanda para garantir o engarrafamento. “Como as cervejas são artesanais e não têm conservantes, não podemos produzir um monte e ter estoque. Dependemos de quanto vendemos, mas a procura tem aumentado”, comemora.
Gostou? Comece agora a planejar o seu futuro negócio com seu amigo! Nós te ajudamos a Começar Bem – Clique Aqui
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.