
Mais buscados: mEI credito SEI Boas Praticas Consultoria

Roseli Martins
Gerência de Relacionamento com Clientes
A trajetória empreendedora de Lídia Megier começou em 2000, com um sonho de construir a sua casa própria e empreender no campo. Incentivada pela EMATER e com apoio financeiro do BRDE para compra de mil mudas e implementos, ela criou a Agro Megier, empresa localizada em Ijuí no Noroeste do Estado.
O início foi difícil para a gaúcha, que trabalha com as lidas do campo desde cedo. O empreendimento iniciou com o plantio de 1000 mudas frutíferas, os primeiros frutos demoraram três anos para serem colhidos. Neste período “A família teve que se virar e os filhos tiveram que trabalhar em propriedades vizinhas, vendemos sucatas e leite, o importante neste período era não desistir” relembra Lídia.
Não demorou muito para Lídia perceber que a propriedade precisava de novas tecnologias, mas a família conservadora era resistente às novas técnicas de plantio e gestão da propriedade. Porém os argumentos não eram válidos para Lídia, que nunca desistiu e foi atrás de inovações, capacitações e aplicou o conhecimento adquirido na sua propriedade.
Os bons frutos logo começaram a ser colhidos, a Agro Megier começou a crescer e o sustento da família passou a sair exclusivamente do campo. “Tirar da terra o sustento para minha família me traz alegria e satisfação”, celebra a empreendedora.
Lídia tem ativa participação na comunidade. Faz parte da comissão de mulheres da FETAG, onde uma vez por mês um grupo exclusivamente feminino se reúne para discutir o papel da mulher na agricultura. Ela participa também do projeto Vida Rural e faz doações ao programa “Mesa Brasil” de complementação alimentar.
Passados 17 anos, a Agro Megier é considerada uma propriedade modelo pela sua organização na gestão e produção. Além de produzirem frutas durante todo o ano, o mix de produtos foi ampliado, incluindo também beterraba, cenoura, mandioca, repolho e batata-doce.
Seus produtos são comercializados na comunidade e para programas do Governo como PENAE – o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No seu planejamento, está a construção de uma Agroindústria, mais um sonho que deverá ser concretizado ainda em 2017.
“O SEBRAE foi fundamental para a ascensão do nosso negócio, pois nos ofereceu informações necessárias para organização da gestão da nossa propriedade”, relata a empresária.
Lídia estará representando o Rio Grande do Sul na grande final nacional do Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios, na categoria Produtora Rural. A cerimônia será realizada em outubro, em Brasília.
Notícias
15 de Abril de 2026Teutônia recebe blitz regional do Desafio Liga Jovem e mobiliza estudantes para o empreendedorismo
SAIBA MAIS13 de Abril de 2026
Sebrae RS leva 13 marcas gaúchas à Feira da Franquia e aposta em conteúdo prático para impulsionar expansão
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.