
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Gustavo Moreira
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
Todo mundo quer inovar, porém poucos entendem o conceito e conseguem de forma efetiva e sustentável incorporar práticas inovadoras no seu dia a dia. Um dos grandes desafios dos pequenos negócios é como enfrentar o difícil caminho da inovação e criar novos produtos, serviços e experiências que apaixonem clientes e usuários.
O que diferencia empresas bem-sucedidas das não tão bem-sucedidas é a capacidade de inovar, gerar valor. Quem já entendeu isto vem buscando ferramentas para melhorar seus processos e estratégias e, fundamentalmente, possui um processo bem estruturado de gestão de projetos de inovação.
E como se dá este processo de gestão da inovação? É importante citar que existem inúmeros modelos e abordagens disponíveis para serem trabalhados e adaptados. Porém, devemos estar atentos a como tais ações serão implementadas, considerando o contexto da organização em que estarão inseridas.
O modelo que particularmente mais me agrada é a abordagem do Design Thinking na gestão de projetos de inovação, já que ela ajuda a estimular a capacidade de ser intuitivo, reconhecer padrões e desenvolver ideias que tenham significado não apenas funcional, como também emocional.
Trata-se de uma ferramenta de inovação na solução de problemas que estimula o trabalho colaborativo e coletivo com uma perspectiva de empatia plena entre os parceiros de negócio. Com as pessoas no centro do desenvolvimento, a abordagem funciona em 05 etapas:
#Dica
Para saber mais sobre o tema, existe ampla bibliografia disponível, abaixo cito algumas:
O que precisa ficar claro, independente da metodologia, abordagem ou ferramenta utilizada, é que quando falamos em projetos de inovação partimos do pressuposto que a empresa sabe o problema que está resolvendo. Parece fácil, mas não é. É por isso que muitos produtos e serviços não tem o sucesso projetado, pois há um desalinhamento entre problema e solução, com empresas entregando ao final o que o cliente não deseja.
É muito comum empresas fracassarem em seus projetos, e vejo isso como algo bastante positivo, já que é uma forma de aprendizado quando se deseja construir algo verdadeiramente impactante. O fracasso, entretanto, normalmente custa caro. É por isso que um dos princípios de empresas inovadoras é fracassar da forma mais rápida e barata possível.
Posto este cenário, a busca constante por conhecimento sobre abordagens, práticas e ferramentas se torna obrigação para qualquer empresa, independente do seu porte. Mas o mais importante: para que a inovação realmente aconteça e se torne um hábito, é preciso mudança cultural, comportamental. Uma revisão completa do mindset. E isso vai de empresa para empresa.
Conheça outras Soluções Digitais sobre Inovação – Clique Aqui
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.