
Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
Sabemos que é cada vez mais frustrante a situação dos pacientes que precisam de medicamentos de alto custo, mas que não possuem condições de pagar por eles e pelos tratamentos e procedimentos.
O aumento dos preços dos medicamentos sobre a inflação ocorre há muito tempo, e isso torna o balanço desfavorável aos compradores que não tem acesso a justificativas palpáveis para continuar consumindo tais produtos. Desta forma, para que o acordo seja criado entre quem consome e quem fabrica, a comunicação deve ser efetiva.
A tendência da produção de medicamentos cada vez mais especializados e de alto custo permanece em 2017 e por isso, cria-se a necessidade da indústria farmacêutica esclarecer os altos custos por trás da fabricação de seus produtos.
O alto custo dos medicamentos deve ser justificado com base em resultados clínicos, impacto econômico, entre outros fatores que geram impacto direto sobre a demanda. Desta forma, devem ser identificados e diferenciados os casos onde o valor do medicamento deve ser priorizado no cálculo (menores valores finais, porém maior parcela de valor agregado a inúmeros fatores), e quando o custo deve ser levado em conta (medicamentos de alto custo cada vez mais presentes, que são impagáveis se agregados a muito valor).
O mercado de assistência à saúde no Brasil é complexo, assimétrico, fragmentado, e com forte demanda e envolvimento e apoio governamental. Vale ressaltar que a cadeia de valor da saúde exerce grande importância econômica, pois movimenta cerca de R$ 500 milhões, o que representa cerca de 10% do PIB nacional. Destaca-se que a maior parte desse valor é gerada pelo setor privado (56%), contra 44% do setor público (nas três esferas – federal, estadual e municipal). Os hospitais em especial, têm participação importante nesses números.
Gostou deste artigo? Veja outros sobre o tema – Clique Aqui
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.