
Mais buscados: mEI Credito SEI Boas Praticas consultoria

Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Tendências, necessidades e obrigatoriedades são elementos que têm regido o dia a dia da produção agropecuária. Não sei se você já se deu conta, mas o produtor rural não é totalmente dono do seu sistema de produção. A maneira como ele opera obedece a uma série de mandamentos e influências externas, que ditam o rumo a ser seguido.
De forma didática é possível destacar o mercado e o governo como os principais elementos externos. E não que isso seja um fator negativo, apenas são imposições e necessidades que, convenientemente, o produtor deve atender. Desde que não sejam feitas imposições absurdas e uso excessivo e desmedido de poder, tudo isso deve ser visto pelo produtor rural moderno como uma possibilidade de crescimento, chances reais de aumentar seus rendimentos com a atividade e possibilidades concretas de ganho em competitividade.
Vejamos alguns desafios para o produtor do futuro.
Produtividade
O que acelerou a corrida pelo aumento de produtividade da pecuária foi a demanda por mais alimentos (população brasileira e mundial cresce de maneira significativa) e a competição por área com outras atividades. O resultado dessa disputa: os melhores e mais valorizados solos ficam para os cultivos agrícolas, restando para a pecuária as áreas mais marginais, com solos que variam de baixa a média fertilidade. Ser eficiente nesses espaços requer investimentos. É um grande equivoco adotar uma postura extrativista, sem investimentos. No mínimo, o produtor deve repor a quantidade retirada de nutrientes do sistema pastoril. Manejo de carga animal, controle do pastejo e adubação contribuem significativamente com a qualidade físico-químico-microbiológica dos solos. O aumento de produtividade passa por gestão e investimentos nesses elementos.
Rentabilidade
Para alguns produtores parece impossível lucrar mais dentro da sua atividade. Nobre engano! O aumento de rentabilidade é uma consequência quase automática do aumento da produtividade. Coloco “quase” porque em alguns casos pode ocorrer o aumento considerável dos custos de produção, onerando o sistema e, potencialmente, reduzindo margens. O pecuarista na posição de gestor do negócio deve estar atento a essa possibilidade e, neste sentido, pode contar com dois importantes indicadores: qualidade da despesa e retorno do investimento.
Responsabilidade socioambiental e bem-estar animal
A forma como os produtores rurais e os seus rebanhos se relacionam com o meio ambiente foi tema de muita discussão nos últimos 15 anos. Pressão externa da comunidade europeia, embate de algumas Organizações Não-Governamentais (ONGs), rivalidade equivocada entre radicais, governo e seus órgãos de controle. Sobre o bem-estar animal: ontem uma sinalização, hoje uma tendência e amanhã uma obrigatoriedade. O produtor precisa ficar sintonizado com esse importante tema, que promete embasar o mercado internacional de alimentos.
Qualidade de produto e conhecimento de mercado
E para fechar, talvez o assunto mais batido de todos. “Isso é mais velho do que andar pra frente”, o mercado quer qualidade, hoje e sempre. E o melhor, está cada vez mais pagando por essa qualidade. Produzir o demandado. Ofertar novidades e customizar produtos que acertem em cheio a satisfação das pessoas.
Então é isso! Vamos adiante. A necessidade de operar de forma ajustada é uma condição básica. Definitivamente, não estamos em época de desperdiçar recursos. Fazer os devidos ajustes e guiar a propriedade pecuária pelos caminhos da técnica e da gestão conduzirá o empresário do campo ao sucesso.
Quer saber sobre o tema? ACESSE
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.