Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito SEI Boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Tendências

As tribos de viajantes do futuro

atualizado em: 08/01/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A previsão é de que 1,8 bilhão de turistas internacionais viajem a cada ano, e na pesquisa os viajantes foram classificados em seis nichos

Viajar é uma atividade que atrai diferentes “tribos”, cada qual buscando experiências próprias. Daí a importância de se preparar para atender às demandas dos diferentes grupos e garantir negócios sustentáveis dentro desse segmento. Como forma de ampliar a visão dos empreendedores em turismo,  o “Future Traveller Tribes 2030” é um estudo obrigatório para quem quer conhecer o viajante do futuro com base em suas previsões de consumo. O relatório identifica as diferentes características de viajantes e como se preparar para atendê-los nos próximos 15 anos. A previsão é de que 1,8 bilhão de turistas internacionais viajem a cada ano, e na pesquisa os viajantes foram classificados em seis nichos. A seguir conheça um pouco mais sobre essas novas tribos de turistas para poder fazer bons negócios e boas viagens:

  • Buscadores de Capital Social: vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público online, usando intensamente as redes sociais e levando muito a sério as recomendações dos usuários para tomar suas próprias decisões;
  • Turistas Culturais: planejam as férias como uma oportunidade de conhecer uma cultura exótica, mesmo sem o conforto dos destinos consagrados, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência e do conhecimento adquirido;
  • Viajantes Éticos: farão planos de viagens com base em fatores morais, por exemplo, diminuindo sua emissão de carbono ou melhorando a vida dos outros. Eles podem agregar algum tipo de trabalho voluntário e escolhem empreendimentos turísticos de acordo com suas ações de responsabilidade social;
  • Buscadores de Simplicidade: preferem ofertas prontas e organizadas para evitar estresse durante a viagem. As férias representam momento de diversão com segurança;
  • Participantes por Obrigação: viajam por motivos específicos, como negócios, e podem ter restrição de tempo e orçamento. Esses viajantes utilizam a tecnologia para eliminar qualquer tipo de imprevisto;
  • Caçadores de Recompensa: estão apenas interessados em viagens agradáveis. Muitos querem algo que represente uma recompensa ou que ofereça uma experiência exclusiva e recompense o alto investimento em tempo e energia em sua vida profissional.

E você, já sabe qual tribo ou tribos sua empresa está pronta para atender? Já possui produto para esses clientes potenciais? E a comunicação de sua empresa está clara e com linguagem adequada? Vale aqui iniciar uma reflexão para identificar melhorias e para desenvolver novos serviços.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Novembro de 2024

Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape

SAIBA MAIS

 

18 de Novembro de 2024

Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: