Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Legislação e tributos

Inadimplência

MEI com o CNPJ suspenso pode regularizar sua situação.

atualizado em: 11/01/18
Claudia Teresa Scapin Cittolin

Claudia Teresa Scapin Cittolin

Gerência de Políticas Públicas

COMPARTILHE
A listagem de CNPJ’s suspensos pela RFB está disponível no Portal do Empreendedor

O Microempreendedor Individual, MEI, com cadastro nacional de pessoa jurídica, CNPJ, suspenso pela Receita Federal do Brasil, RFB, devido à inadimplência ou não entrega da declaração anual (DASN), tem até o dia 23 de janeiro de 2018 para regularizar a sua situação e evitar a baixa definitiva (cancelamento do registro empresarial) do seu CNPJ.

O cancelamento da inscrição do MEI está previsto no Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte – LC 123/2006, e foi regulamentado pelo Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSIM, por meio da Resolução nº 36/2016, que trata do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

Os MEI’s inadimplentes que terão o seu CNPJ cancelado, no caso de não regularização, são aqueles que não pagaram nenhuma guia mensal (DAS) referente aos períodos de apuração de 2015, 2016 e 2017 e não entregaram nenhuma declaração anula (DASN-SIMEI) referentes aos anos de 2015 e 2016.

O SEBRAE/RS indica que aquele MEI que deixou de pagar alguma guia, referente a competência acima indicada, verifique a listagem completa de CNPJ suspenso pela RFB disponível no site do Portal do Empreendedor, onde é possível fazer a busca pelo CNPJ ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para se regularizar e evitar o cancelamento, o MEI pode solicitar o parcelamento dos seus débitos de DAS ou DASN-SIMEI em até 60 meses, valor mínimo de cada parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais), acessando o site do Portal do Simples Nacional, SIMEI, SERVIÇOS, PARCELAMENTO, MEI até o dia 23/01/2018.

No caso de não regularização dos débitos vencidos ocorrerá a baixa definitiva do CNPJ, baixa das inscrições nas administrações tributárias estaduais e municipais, bem como o cancelamento das licenças e dos alvarás concedidos, sendo um processo irreversível o qual fará com que as dívidas migrem automaticamente para o CPF vinculado. Para continuar a exercer alguma atividade econômica formalmente o MEI deverá tirar novo CNPJ.

Assim, o SEBRAE/RS indica que o MEI pesquise sua situação no site do Portal do Empreendedor, http://www.portaldoempreendedor.gov.br/, e procure regularizar a sua situação até o dia 23 de janeiro de 2018.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: