Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Inteligência de mercado

Três formas de usar os dados de clientes a seu favor

atualizado em: 19/02/18
Thomas Hartmann

Thomas Hartmann

Prosperitas Consultoria e Professor na Faculdade Decision de Negócios

COMPARTILHE
Para enfrentar a sazonalidade, duas estratégias comuns são atrair novos visitantes e estimular visitas de clientes antigos. Vamos focar aqui na segunda estratégia

A maioria das empresas de turismo costuma ir bem na alta temporada, ou aos finais de semana, mas enfrenta grande queda em outros períodos. Para enfrentar a sazonalidade, duas estratégias comuns são atrair novos visitantes e estimular visitas de clientes antigos. Vamos focar aqui na segunda estratégia.

Quantas pessoas visitaram sua empresa no último mês? E nos últimos anos? O primeiro passo para estimular novas visitas de turistas que já estiveram em sua empresa é criar um cadastro de clientes informatizado. Comece com dados básicos, tais como:

Nome /E-mail /Data da visita / Canal em que comprou a viagem

Listas de clientes custam caro. Empresas como Serasa Experian e Notify cobram até R$ 0,65 por cada nome gerado. Você também pode desenvolver anúncios para estimular cadastros em redes sociais, como no Facebook. Mesmo assim, dificilmente terá despesa abaixo de R$ 0,30 por nome.

Como o Ministério do Turismo exige dos Meios de Hospedagem o preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, muitos turistas já se acostumaram a ceder seu cadastro. Você terá poucas objeções se questionar estas informações.

Com o cadastro feito, apenas com os quatro campos sugeridos, você pode:

  1. Enviar e-mail após a saída do turista, indicando atrações locais para uma nova viagem. Peça que avalie sua empresa no TripAdvisor, no Facebook e no Google Maps.
  2. Enviar e-mail com cupom de desconto, válido caso retorne com familiares, amigos ou se viajar na baixa temporada. Você também pode oferecer desconto para quem comprou via canal indireto, estimulando a próxima compra via seu site ou telefone.
  3. Criar um público personalizado enviando o cadastro de seus clientes para o Facebook. A partir deste público, desenvolva uma campanha para quem já visitou seu empreendimento, estimulando o retorno, e outra para os amigos deles, estimulando que conheçam o local que o amigo já visitou.

Então, com estas rápidas dicas, o que você precisa para iniciar?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: