Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Sinergia

A conexão da indústria com o varejo

atualizado em: 21/03/18
Angela Klein

Angela Klein

Diretora D2A Consultoria Ltda

COMPARTILHE
Na sua empresa, você já pensou em ampliar seus negócios em outras regiões do Estado?

Sabe-se que o Brasil é um país de dimensões continentais, com características regionais adversas e distintas, o que sugere que muitas vezes o pequeno empresário enfrenta dificuldades de colocar seu produto no mercado interno, já tão competitivo. Contudo, o design de moda praia, jeanswear e homewear está num patamar de referencial bem importante no mercado internacional, conquistando o respeito e a fidedignidade de suas marcas, resultado de muito trabalho e investimento tanto em gestão de pessoas, formando grandes equipes, quanto em gestão financeira.

O Rio Grande do Sul não anda em direção contrária a esse cenário, porém observam-se algumas resistências, pelos próprios conterrâneos, quando se trata de marcas elaboradas e produzidas nessa região. A preservação da cultura, já tão arraigada pelo povo gaúcho, parece caminhar, antagonicamente, pelo fato de não contemplar o esforço e o reconhecimento de alguns segmentos da região, consagrada, muitas vezes, em todo o País.

Ao se avaliar a estimativa populacional do Estado, pouco mais de 11 milhões de habitantes divididos em 497 municípios, muitas questões podem ser levantadas sob o ponto de vista do potencial de crescimento de mercado da sua empresa. No entanto, analisando-se o mix de produtos, apenas quatro perguntas já seriam suficientes para tornar mais amplo o seu conhecimento com relação ao seu negócio:

  • Quantas pessoas são do sexo masculino e feminino?
  • Qual a faixa etária?
  • Qual o salário médio mensal dos trabalhadores formais deste município?
  • Quantos varejos com o perfil do seu produto existem na cidade?

Lembre-se: a visão a respeito do seu negócio se amplia quando se pode visualizar a potencialidade existente.

Na atual conjuntura política e econômica do País, é necessário cada vez mais que o empresário conheça melhor o seu público-alvo para que possa traçar estratégias adequadas para atingi-lo, levando em conta uma boa política de preços, o mix de produtos e campanhas de marketing e ações coletivas para projetar a indústria gaúcha de moda e desenvolver uma identidade forte, tal como outros centros no Brasil e no exterior.

O grande desafio da indústria da moda é engajar os varejistas nesta conexão de valorização dos produtos locais para o crescimento e geração de renda para o Estado, fazendo com que o consumidor tenha como referência também as marcas gaúchas. Valorizar a produção local de qualidade e promover a relação entre fabricantes e lojistas são pilares importantes para o fortalecimento de setores importantes no RS.

Os primeiros movimentos de conexão já começaram, um exemplo disso foi o evento RSModa, promovido pelo SIVERGS – Sindicato da Indústria do Vestuário do RS, realizado em maio do ano passado, paralelo à FBV – Feira Brasileira do Varejo, que aproximou 50 expositores da indústria de moda do Rio Grande do Sul ao setor varejista do Estado, promovendo negócios e oportunizando visibilidade para estas marcas junto ao varejo. Um movimento que foi iniciado para incrementar a cadeia do setor de moda no Estado e mudar o cenário atual, no qual 61% dos varejistas gaúchos afirmam comprar de outros Estados as peças que vendem e 20% dizem desconhecer fornecedores de qualidade no RS.

Além de fortalecer a relação de mercado entre a indústria e o varejo local, envolvendo e aproximando também diversos atores empresariais em seus respectivos papéis, como entidades de classe, universidades, bancos e entidades governamentais, movimentos como esse se tornam propulsores de geração de negócios e, consequentemente, da crescente valorização dos setores envolvidos.

É importante lembrar que: com uma visão estratégica aliada a uma criatividade inovadora sempre se faz a diferença no mercado. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: