Mais buscados: MEi CREDITO Sei boas praticas consultoria
Ana Carolina Cittolin
Gerência Setorial do Agronegócio
Depois de um ano muito ruim para o produtor com os baixos preços do leite e alto custo dos insumos, o mercado dá sinais de recuperação. As previsões são otimistas para 2018. Apesar da tendência de manutenção do alto custo dos insumos, o preço do leite tende a se recuperar ao longo do ano, proporcionando aumento nas margens do produtor. Com esse fenômeno cíclico da economia, observamos de forma mais clara a evasão do produtor de leite não especializado. Há muito tempo se projeta a redução no número de famílias produtoras de leite no País, que ocorre gradualmente, mas se intensifica nos anos de crise. Até que ponto isso é ruim para o mercado lácteo gaúcho?
Não podemos mais negar a necessidade de profissionalização na cadeia láctea. A nossa realidade de produção familiar não será alterada no longo prazo, mas a visão e a posição da produção de leite dentro da propriedade, sim. O mercado naturalmente eliminará os “tiradores” de leite e permanecerão os produtores de leite. Nas propriedades o leite passará a ser a principal atividade, fonte de renda e sustento para as famílias. O abandono da atividade será mais intenso em regiões menos tradicionais. O produtor deverá ser mais eficiente, para sentir menos o impacto das oscilações do mercado. A concentração da produção em algumas regiões será benéfica para a cadeia, otimizando a logística, favorecendo a concorrência e aumentando o número de profissionais na região, para citar apenas alguns fatores.
O futuro pode ser muito bom. Serão menos famílias na atividade, mas com profissionalismo e qualidade do produto muito superiores. Esse produtor tende a ser melhor remunerado, e as famílias, mais felizes no campo.
A retomada do consumo de lácteos
A atitude do brasileiro nas compras de supermercado é o reflexo da economia. Lemos as notícias da queda dos juros e da inflação, e tudo isso se reflete no carrinho de compras. Durante os últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos de consumo. O consumidor mudou da marca mais cara para a mais em conta, diminuiu a frequência de compras, trocou o mercado de bairro pelo atacado, focou mais no preço do que na qualidade dos itens básicos de consumo e buscou promoções. Os derivados lácteos foram diretamente impactados por essa mudança de comportamento. O leite, não tanto. Junto com o arroz, o feijão e a carne, o leite é ingrediente da dieta básica do brasileiro. Por mais difícil que seja a situação econômica, eles estão sempre presentes na cesta de compras, em maior ou menor quantidade. Já os derivados lácteos são considerados “luxos” e rapidamente são cortados da dieta em tempos de crise. Se você observar os itens comprados pelas famílias brasileiras hoje, você verá que a manteiga e o requeijão já estão de volta ao carrinho de compras. Outros produtos lácteos ainda serão gradualmente incorporados à lista.
A retomada da confiança do consumidor na economia será gradual. Esse consumo não será tão elevado quanto o visto nos anos antes da crise, porém já representa uma luz no fim do túnel. Neste início o movimento será de substituição de marcas, busca por qualidade e retorno de alguns produtos que haviam sido excluídos da lista de compras. O consumo será mais consciente. Esse movimento abre oportunidade para as indústrias desenvolverem produtos e embalagens buscando atender aos anseios desse consumidor e potencializar o retorno do consumo de lácteos. O consumidor está mais comedido, analisa mais, compra menos quantidade e busca mais a qualidade dos produtos. A indústria deve estar atenta para aproveitar a oportunidade e alavancar as vendas dos produtos lácteos. Será bom para todos.
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.